Geral

Pequenos agricultores criam cooperativa na região Norte

11/04/2017
Pequenos agricultores criam cooperativa na região Norte
Cooperados esperam fortalecimento da cadeia. Ascom Seagri

Cooperados esperam fortalecimento da cadeia. Ascom Seagri

O maior produtor de pimenta do reino de Alagoas, o município de Jundiá, passa a contar, a partir de agora, com a Cooperativa dos Produtores Rurais da Região Norte. A solenidade de instalação, nesta terça-feira (11), teve a participação do secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos.

Inicialmente, a cooperativa é formada por 50 associados que produzem pimenta do reino, coco, banana, macaxeira, peixe dos municípios de Jundiá, Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, Colônia Leopoldina, Novo Lino, São Luiz do Quitunde e campestre.

Para Ricardo Melo, um dos idealizadores da cooperativa e produtor de pimenta do reino, a organização vai contribuir com o fortalecimento dos pequenos agricultores familiares e para o desenvolvimento do município de Jundiá e da região.

“Acreditamos no projeto e o apoio e incentivo do governo por meio da Seagri vão trazer benefícios para os pequenos produtores rurais cooperados”, afirma Ricardo Melo.
Segundo o secretário Álvaro Vasconcelos, o governo de Alagoas vai oferecer todo suporte de apoio, incentivo, assistência técnica e capacitação para os cooperados.

“O nosso propósito é incentivar o cooperativismo, a exemplo da reabertura do Parque industrial da antiga usina Uruba, que há dois anos vem gerando três mil empregos diretos e indiretos”, explica o secretário.

Para o agricultor Juvenal Veiga, a criação da cooperativa é um passo muito importante para o fortalecimento dos pequenos agricultores e de forma coletiva.