Geral

Países emergentes cobram que nações ricas cumpram promessas de financiamento climático

11/04/2017
Países emergentes cobram que nações ricas cumpram promessas de financiamento climático

Brasil, China, Índia e África do Sul cobraram dos países industrializados que honrem os compromissos financeiros feitos em Paris em 2015 para ajudar as economias em desenvolvimento a enfrentar a mudança climática global, disseram os quatro em comunicado conjunto nesta terça-feira (11).

Após reunião em Pequim, ministros do meio ambiente das quatro principais economias emergentes do mundo também expressaram “compromisso firme” com os esforços globais contra a mudança climática.

O financiamento climático foi o principal motivo de discórdia durante as negociações para fechar o acordo global para limitar a emissão de gases de efeito estufa em Paris em 2015. China e outros países em desenvolvimento enfatizaram que a maior parte do fardo deve recair sobre nações desenvolvidas e industrializadas como os Estados Unidos.

Como parte do acordo de Paris, países desenvolvidos concordaram em disponibilizar mais verbas para o Fundo Verde do Clima (GCF), que devem ser usadas por países pobres e vulneráveis às mudanças climáticas.

Mas o acordo entrou em uma zona de incerteza depois que o presidente americano, Donald Trump, que questionou a base científica do aquecimento global, propôs no mês passado por fim nos pagamentos para o GCF e assinou uma ordem para desfazer as regulações relacionadas às mudanças climáticas introduzidas por Barack Obama.