Geral

Ministro egípcio identifica suicida de atentado contra igreja em Tanta

13/04/2017
Ministro egípcio identifica suicida de atentado contra igreja em Tanta

O ministro do interior do Egito identificou nesta quinta (13) o sucidida que explodiu uma bomba em uma igreja na cidade de Tanta como Mamdouh Amin Mohamed Baghdadi, um morador de Qena, ao sul de Cairo.

Ao menos 45 pessoas, além dos suicidas, morreram em ataques emu ma catedral em Alexandria e na igreja em Tanta no Delta do Nilo no Domingo de Ramos, em 9 de abril. O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelos ataques.

Um comunicado do ministro diz que Baghdadi nasceu em 1977 e era um dos 19 militantes suspeitos de pertencerem a uma célula por trás de um ataque suicida a uma catedral copta no Cairo em dezembro, outro ataque reivindicado pelo Estado Islâmico.

O comunicado diz que as autoridades tinham prendido três dos 19 militantes suspeitos da célula.

O governo do Egito impôs um estado de emergência de três meses após os ataques do Domingo de Ramos.

Minorias religiosas são cada vez mais alvo de militantes islâmicos sunitas, representando um desafio ao presidente Abdel Fattah al-Sisi, que garantiu que iria protege-las como parte de sua campanha contra o extremismo.

O Estado Islâmico tem travado uma guerra de pequeno porte contra soldados e policiais na Península do Sinai egípcia por anos, mas cada vez mais ameaça cristãos e aumenta seu alcance no território egípcio.