Cidades

Laboratório muda rotina de estudantes da rede estadual de Santana do Mundaú

07/04/2017
Laboratório muda rotina de estudantes da rede estadual de Santana do Mundaú
O programa descentraliza recursos, repassando-os às escolas para que as mesmas possam fazer a manutenção de laboratório e contratação de internet banda larga. José Demétrio

O programa descentraliza recursos, repassando-os às escolas para que as mesmas possam fazer a manutenção de laboratório e contratação de internet banda larga. José Demétrio

Escola Estadual Manoel de Matos, no município de Santana do Mundaú, verá mudanças na sua rotina a partir do novo laboratório de informática entregue pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa nesta sexta-feira (07), no primeiro dia de ações do Governo Presente Zona da Mata.

“Desejo que esta porta aberta se mantenha aberta, que vocês estudantes utilizem este laboratório para o acesso à pesquisa e conhecimento do mundo. O caminho do desenvolvimento passa pela escola, e eu faço um pedido especial a todos: aproveitem este espaço, pois ele abre portas e traz oportunidades”, ressaltou Luciano Barbosa

Para a diretora da unidade, Quitéria Calado, o novo espaço aproxima a escola da realidade dos alunos, tornando-se um fator extra para a motivação destes aos estudos. Em 2010, durante a enchente que devastou o Vale do Mundaú, a unidade de ensino perdeu o laboratório que possuía na antiga sede, localizada na parte baixa da cidade.

“Esperávamos há muito tempo por este momento. Este laboratório vai mudar nossa rotina e permitirá que nossos professores desenvolvam atividades que motivem ainda mais os alunos para o aprendizado, pois hoje a tecnologia é corriqueira na vida dos jovens”, destaca a gestora, emocionada.

Internet – Ainda segundo a direção, desde janeiro deste ano, a escola dispõe de Internet própria, graças aos R$ 10mil recebidos pelo Programa Escola Web. O programa, uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), descentraliza recursos, repassando-os às escolas para que as mesmas possam fazer a manutenção de laboratório e contratação de Internet banda larga.

A professora de língua inglesa da escola, Maria Quinor Vicente, afirma que já utiliza a tecnologia em suas aulas e destaca como o programa Escola Web a ajudou tanto na sala de aula quanto na aprovação do seu mestrado.

“Estou pedindo para eles produzirem jogos digitais e, na próxima semana, já teremos atividades no laboratório. E eu passei na seleção mestrado UFAL 2017 usando a Escola Web como objeto de pesquisa, destacando a importância do uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem e fazendo uso dos conteúdos digitais lá disponíveis”, afirma Quinor.

Benefícios – Os estudantes também comemoram a chegada dos computadores. Um deles é Leandro Caetano de Lima, estudante da 2ª série do ensino médio. Para ele, o laboratório vai ser um espaço de inclusão digital. “Não tenho computador em casa e uso a internet pelo celular. Muitas vezes, precisei fazer uma pesquisa e acabei adiando por não ter um computador. Agora, essa realidade vai mudar”, comemora.

Na ocasião, os mais de 600 alunos da Manoel de Matos também receberam agendas escolares, entregues pela secretária executiva da Educação, Laura Souza. “É importante nestes momentos conhecermos os anseios dos nossos jovens. Dentre estes, está a tecnologia e é isto que estamos buscando oportunizar”, ressalta Laura.​