Geral

Campanha de vacinação contra a raiva é iniciada em Alagoas

04/04/2017
Campanha de vacinação contra a raiva é iniciada em Alagoas
Meta da campanha é imunizar 366.141 cães e 167.211 gatos(Fotos: Olival Santos)

Meta da campanha é imunizar 366.141 cães e 167.211 gatos(Fotos: Olival Santos)

A campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva foi iniciada nesta segunda-feira (3) em Alagoas, com exceção de Maceió, que irá realizar a ação em maio. A imunização nos municípios vai ocorrer até o dia 13 de abril e irá assegurar que os animais vacinados permaneçam protegidos por um ano.

A campanha tem a meta de imunizar 366.141 cães e 167.211 gatos. Para isso, técnicos das 102 Secretarias Municipais de Saúde foram treinados por técnicos da Secretaria de Estadom da Saúde sobre os procedimentos que devem ser adotados durante a campanha.

A responsável técnica pelo controle da raiva da Sesau, Sylvana Tenório, destacou que a vacina é administrada a partir dos dois meses e não possui contraindicação. “Se o animal estiver debilitado por diarreia ou vômitos só deve ser vacinado quando se recuperar”, informou.

As doses, segundo ela, são envidadas pelo Ministério da Saúde para a Sesau, que já repassou para as secretarias municipais, responsáveis pela realização das imunizações em pontos estratégicos. Com isso, cada município deve realizar a sua estratégia para imunizar toda a comunidade de cães e gatos.

Em Marechal Deodoro, na Grande Maceió, a campanha de vacinação antirrábica teve início nesta segunda-feira (3), pela área rural do município. “Até sexta-feira estaremos percorrendo povoados e, no dia 8, vamos realizar o Dia D”, informou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Marechal Deodoro, Vanleide Fernandes.

O agricultor Eliseu da Silva elogiou a iniciativa e afirmou que sempre leva seus cães para vacinar. “Tenho cães aqui em minha residência e sempre me preocupo com a época de vacinação. Assegurando a vacina para estes animais estou assegurando a saúde e segurança deles e da minha família”, salientou.