Geral

Sesau orienta 77 municípios afetados pela seca sobre qualidade da água

16/03/2017
Sesau orienta 77 municípios afetados pela seca sobre qualidade da água

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reuniu representantes de 77 municípios que enfrentam situação de emergência, em razão da escassez de água. Os encontros ocorreram essa semana, em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, envolvendo coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e da Atenção Básica.

 

Durante os encontros, os técnicos estaduais das Vigilâncias Sanitárias, Ambientais e de Controle das Doenças Transmissíveis orientaram sobre as ações que devem ser implementadas para evitar as doenças diarreicas. Também foram repassadas diretrizes para evitar o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya em Alagoas.

Municípios foram orientados sobre as ações que devem ser implementadas para evitar as doenças diarreicas

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Cristina Rocha, as ações preventivas devem ser colocadas em prática pelos gestores municipais. No entanto, segundo ela, é importante notificar corretamente os casos de diarreia e de arboviroses, além de monitorá-los quando detectados.

 

Também é necessário, de acordo Cristina Rocha, coletar e analisar as amostras de água, tendo em vista o monitoramento da qualidade do produto, incluindo a orientação para o tratamento no domicílio, utilizando o hipoclorito de sódio, que é distribuído pela Sesau.

 

“A escassez de água é uma situação rotineira para alguns municípios, mas o decreto de emergência incluiu cidades onde não é comum esse tipo de problema. Por isso estamos nos reunindo com os técnicos municipais para identificarmos como o Estado pode ajudá-los”, explicou à superintendente de Vigilância em Saúde.

 

Segundo Cristina Rocha, por meio do contato direto com os gestores municipais, as equipes da Sesau irão efetivar diversas ações, a exemplo de capacitação, apoio técnico e incremento na disponibilização de insumos.

 

“Os municípios já têm à disposição o hipoclorito de sódio para o tratamento da água no domicílio e a Sesau se dispõe a ampliar o quantitativo mediante solicitação justificada”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, ao ressaltar, ainda, a importância do trabalho conjunto da Vigilância em Saúde com a Atenção Básica.

 

“Essa integração é essencial para a detecção e resposta a toda e qualquer situação, mas na emergência isso é vital”, sentenciou.