Geral

Secretaria do Trabalho vai retomar programa de apoio ao trabalhador autônomo

30/03/2017
Secretaria do Trabalho vai retomar programa de apoio ao trabalhador autônomo
Programa atua como intermediador entre o trabalhador autônomo e o mercado(Foto: Ascom/Sete)

Programa atua como intermediador entre o trabalhador autônomo e o mercado(Foto: Ascom/Sete)

A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) vai retomar o Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo. A decisão do secretário Arthur Albuquerque, alinhada à política do governador Renan Filho, visa facilitar ao trabalhador o acesso à oportunidade de renda, por meio da intermediação entre o serviço e o mercado.

“Nossa intenção é levar ao cidadão, profissionais capacitados para os serviços demandados e, ao mesmo tempo, ajudar os autônomos a construirem sua carteira de clientes”, declarou Arthur.

O Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo deverá elaborar um catálogo de profissionais capacitados e preparados para cumprir diversas tarefas em residências, empresas e espaços públicos com mais qualidade e segurança.

Para integrar a lista de trabalhadores autônomos intermediados pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), os candidatos irão passar por avaliações e oficinas de orientação, bem como realizar testes teóricos e psicológicos, além de participarem de treinamento comportamental. Também devem apresentar antecedente de boa conduta, duas cartas de referência, certificados profissionais e documentos como RG e CPF.

De acordo com a superintendente de Relação de Trabalho e Emprego, Renata Medeiros, o programa compreende a seleção e cadastramento de profissionais para as diversas categorias de serviço, assim como o cadastramento de clientes e o posterior encaminhamento dos profissionais para atendimento da demanda.

“A equipe responsável pela reativação do Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo está finalizando todos os detalhes técnicos e, empenhada para retomar o projeto ainda nesse primeiro semestre”, afirmou Renata.