Geral

Imprensa internacional repercute críticas a discurso de Temer sobre as mulheres

09/03/2017
Imprensa internacional repercute críticas a discurso de Temer sobre as mulheres

Meios de comunicação estrangeiros publicaram reportagens na quarta (8) e na quinta-feira (9) repercutindo as críticas sofridas pelo presidente brasileiro Michel Temer por seu discurso no Dia Internacional da Mulher.

Em um evento em homenagem à data na quarta (8), Temer afirmou que a mulher tem “grande participação” na economia porque “ninguém mais é capaz de indicar os desajustes de preços no supermercado do que a mulher”. Disse também que, se a sociedade “vai bem”, é porque as pessoas tiveram boa formação em casa, e “quem faz isso é a mulher”.

Em um texto intitulado “Presidente brasileiro é criticado ao elogiar as habilidades das mulheres no supermercado”, a CNN afirmou que Temer “despertou uma onda de raiva” após o discurso “com suas referências ao papel doméstico da mulher” e foi acusado de ser machista nas mídias sociais.

A reportagem afirma também que o governo Temer tem recebido críticas mais amplas da população e que tem tido níveis de aprovação muito baixos desde que ele assumiu o cargo no lugar de Dilma Rousseff.

No espanhol “El País”, o título da reportagem sobre o tema foi “O presidente do Brasil reduz o papel da mulher à casa e ao supermercado”.

Após citar trechos da fala de Temer – inclusive aqueles em que ele assinala a “importantíssima” presença do setor feminino na história do país -, a reportagem afirma que as palavras dele causaram uma grande polêmica nas redes sociais e que a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, saiu em sua defesa.

O “New York Times” também repercutiu o assunto, com um texto chamado “Brasileiro Temer irrita mulheres com elogio às suas habilidades no supermercado”. Segundo o jornal, grupos de mulheres estão reagindo com raiva à fala do presidente. O texto lembra que Temer assumiu em maio com uma equipe toda masculina. “Agora, seu gabinete de 28 membros tem duas mulheres”, diz.

No Reino Unido, os jornais “Telegraph” e “Independent” escreveram sobre o discurso e suas reações. A reportagem do “Telegraph” lembra que Temer já é impopular no movimento feminista por seu papel no impeachment da primeira presidente mulher do Brasil, por ter abolido o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e por ter assumido o poder com um gabinete inteiramente masculino.

O “Independent” publicou um texto baseado em reportagem da agência Associated Press, que diz que “grupos de mulheres estão reagindo com raiva” ao discurso me que o presidente parabenizou as mulheres por “tomarem conta da casa, educarem as crianças e checarem preços no supermercado”.

“Especialistas em trabalho doméstico, crianças, compras: Michel Temer só quis fazer um cumprimento às brasileiras no Dia das Mulheres. Mas a tentativa do presidente brasileiro saiu pela culatra”, apontou o jornal alemão “Frankfurter Allgemeine”.