Geral

Secretaria de Saúde monta Operação Carnaval a partir deste sábado (25)

23/02/2017
Secretaria de Saúde monta Operação Carnaval a partir deste sábado (25)

Para assegurar um atendimento qualificado, ágil e eficiente durante o Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai reforçar a estrutura nas unidades de urgência e emergência. A ação tem como base a estatística dos atendimentos realizados no mesmo período do ano passado, quando 11.037 pessoas necessitaram dos serviços prestados pelas unidades de saúde estaduais.

 

Para isso, a população vai contar com escalas completas no Hospital Geral do Estado (HGE), Ambulatórios 24 Horas, Unidade de Emergência do Agreste, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar). As unidades também serão abastecidas de medicamentos, correlatos e insumos, segundo plano de ação elaborado pela Superintendência de Atenção à Saúde.

 

No Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, onde foram atendidos respectivamente 2.267 e 769 pacientes durante o Carnaval do ano passado, toda a equipe multiprofissional estará a postos para atender os foliões durante o feriadão. Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Rogério Barboza, as escalas de profissionais foram elaboradas para que o atendimento seja assegurado.

 

“É importante lembrar que os foliões não devem procurar o HGE para consultas ou acesso a procedimentos simples, a exemplo de tratamento para dores de cabeça, diarreias, cólicas, assim como escoriações e pequenas suturas. Para estas situações, estão disponíveis os ambulatórios 24 Horas, que possuem equipes de plantão treinadas para avaliar todos os casos, encaminhando ao HGE somente os graves”, explicou Barboza.

 

Samu

E caso algum alagoano necessite de atendimento emergencial, o telefone 192 estará funcionando 24 horas, seja nas Centrais de Maceió e Arapiraca. O serviço deve ser acionado em acidentes com automóveis, motocicletas ou bicicletas; na ocorrência de espancamentos e em caso de tentativas de suicídio.

 

“O serviço também deve ser solicitado na ocorrência de quadros infecciosos, em trabalho de parto, em crises hipertensivas, em acidentes com produtos perigosos, a exemplo de álcool. É recomendado ligar para o 192 quando da necessidade de solucionar problemas cardiorrespiratórios; em caso de intoxicação, trauma ou queimadura”, informa Barboza.

 

Transfusões

Já no Hemoal e Hemoar, plantonistas irão trabalhar durante os cinco dias de folia para liberar sangue e hemocomponentes às unidades de saúde mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas o Hemoal Trapiche também abrirá no sábado (25) e na quarta-feira de cinzas, das 8h às 17h, para receber doações de sangue. O Ambulatório de Hematologia da unidade também estará aberto para atender aos portadores de hemofilia que precisam receber a Proteína Fator VIII, indispensável à coagulação do sangue.