Geral

Prefeito de Palmeira se reúne com Iphan e garante recursos para Casa Museu Graciliano Ramos

17/02/2017
Prefeito de Palmeira se reúne com Iphan e garante recursos para Casa Museu Graciliano Ramos

unnamed (12)

O prefeito Júlio Cezar participou ontem (16) de uma audiência com a direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, para tratar da revitalização da Casa Museu Graciliano Ramos, localizada em Palmeira dos Índios. Mesmo com uma situação estrutural nada atrativa, por causa do abandono e precariedade do lugar, a Casa é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, e traz para o município turistas de várias partes do Brasil e do mundo.

 

No encontro, a presidente nacional do Iphan Kátia Bogéa garantiu que mesmo com cortes em seu orçamento o Instituto licitará a obra, que terá um custo de R$ 500 mil, e deverá autorizar outros serviços ainda este ano. “Graciliano Ramos representa o melhor da nossa literatura em qualquer parte do mundo, portanto, não podemos permitir essa situação e nem que esse patrimônio continue nestas condições. O Iphan vai ajudar o prefeito”, garantiu.

 

A secretária de Cultura de Palmeira dos Índios Isvânia Marques também esteve presente à audiência, ficou entusiasmada e dará reforço a esta frente de trabalho. “Estou muito feliz e confiante na força de vontade e na determinação da nova gestão, em resgatar a cultura e as tradições do nosso povo”, revelou a secretária.

 

O senador, Fernando Collor, que articulou a audiência com o Iphan, destacou a necessidade de revitalizar a Casa Museu de Graciliano Ramos. “Palmeira é merecedora desta obra, que dará ao município uma condição melhor de vender suas potencialidades turísticas, e logo, contará com o meu empenho. Também quero parabenizar o prefeito, Júlio Cezar, que se mostra determinado a enfrentar os desafios de Palmeira dos Índios”, disse o senador.

 

O prefeito Júlio Cezar disse que o anúncio da licitação da obra da Casa Museu Graciliano Ramos já é um grande avanço. “Não podemos deixar que as nossas tradições e cultura sejam esquecidas e abandonadas. Graciliano Ramos é muito importante para Palmeira dos Índios, e para o mundo, e não vamos deixar que a Casa que abriga a sua arte seja destruída pelo tempo e pelo descaso de alguns. Estou muito feliz com esse encontro e com as medidas que foram tomadas. Aos poucos, vamos devolvendo à Palmeira o brilho que foi tirado ao longo dos anos. Nossa cidade e os palmeirenses merecem o melhor e a Casa Museu faz parte de tudo isso”, afirmou o prefeito.

 

Na próxima semana, o prefeito Júlio vai se reunir com o superintendente do Iphan em Alagoas Mário Aloísio Barreto Melo, para discutir e tratar do trabalho integrado do Instituto com o município.