Geral

Museu da Ilha do Ferro será inaugurado dentro dos festejos do bicentenário de Alagoas

02/02/2017
Museu da Ilha do Ferro será  inaugurado dentro dos festejos do bicentenário de Alagoas
As obras para a construção do Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, no povoado Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, foram iniciadas em maio do ano passado. O museu vai reunir peças dos artistas locais, que incluem escultores e bordadeiras, com vistas à preservação da memória do trabalho realizado pela comunidade em um espaço museológico adequado. Todos eles vinculados à associação de artistas locais.
São homens e mulheres que, paralelamente à vida na roça, na pesca e nos afazeres domésticos, produzem peças únicas, impregnadas de identidade, tradição e cultura.
Assim, o Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais (Nuplav), do Campus V da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), cadastrado no CNPq e coordenado pelo professor Jairo José Campos da Costa, encontrou campo para investigações científicas e que resultaram no projeto de criação do museu, aprovado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. “É uma forma de reconhecer a arte popular alagoana e alavancar a autoestima local, em região fronteiriça entre os Estados de Sergipe e Alagoas”, enfatiza Jairo Campos que, há 13 anos, visita e explora as artes naquela comunidade. “Será o primeiro museu oficial da Uneal, primeiro de arte popular e o primeiro da Ilha.
Será um espaço de resgate de memórias e tradições”, conta Jairo Campos, que está como reitor da Universidade desde 2010 e permanecerá até 2018 no cargo.
A construção, com projeto arquitetônico do arquiteto Rafael Gomes Brandão, é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, tendo contrapartida da Universidade, tendo a assinatura da museóloga Carmem Lúcia Dantas.
O prédio onde está sendo construído o Espaço de Memória foi doado pela Prefeitura de Pão de Açúcar, através da lei municipal n0. 456, de 13 de outubro de 2015. “O espaço é pequeno, com quatro metros de frente e dez metros de fundo, mas será um importante ambiente de apreciação estética, onde as pessoas terão contato direto com os principais artistas da Ilha do Ferro”, conta o reitor da Uneal.
A previsão é de que o Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos seja inaugurado em março deste ano. “Iremos devolver a auto estima da comunidade, que terá a oportunidade de comercializar diretamente com o consumidor as peças produzidas por elesl”, adianta.
O povoado tem se destacado por publicações especializadas, pesquisadores e apreciadores da arte popular. “A Ilha do Ferro é um dos locais com mais artistas por metro quadrado de Alagoas e um dos maiores do Brasil. Com isso, a Uneal irá se consolidar como Universidade e ampliar sua atuação para o Sertão do São Francisco, através de sua primeira experiência museológica”, comenta Jairo Campos.
O nome dado ao Espaço é uma homenagem ao artesão Fernando Rodrigues dos Santos, precursor da produção de arte na Ilha do Ferro, com suas cadeiras artesanais, que têm na madeira típica da caatinga das margens do Rio São Francisco seus elementos preponderantes.
Ele foi Patrimônio Vivo de Alagoas, sendo, ao lado de Irineia do Muquém, entre os mais condecorados do Estado.
A Ilha do Ferro é uma comunidade antiga. Existem registros de que surgiu em 1.665, quando foram detestados os primeiros sinais de povoamento no Estado.
“A ideia é valorizar a população artística ribeirinha e fortalecer a rede entre os artistas e fazer com que as pessoas, os visitantes e turistas tenham acesso direto com os artesãos”, conta o reitor. Ele disse que o governador Renan Filho já visitou o local e que garantiu presença na inauguração.