Geral

Hemoal Trapiche vai abrir neste sábado para receber doações de sangue

24/02/2017
Hemoal Trapiche vai abrir neste sábado para receber doações de sangue

Com um estoque de sangue insatisfatório para atender a demanda transfusional durante o período de Carnaval, a Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai abrir neste sábado (25). O órgão, que fica situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, irá atender os voluntários das 8h às 17h.

 

A decisão de abrir o Hemoal Trapiche em pleno Sábado de Zé Pereira se deve ao fato de o estoque possuir apenas 215 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300 para um período comum. Como o feriado de Carnaval compreende quatro dias, é necessário formar um estoque de sangue estratégico, segundo a gerente da unidade, Verônica Guedes.

 

“Nosso estoque está baixo para uma véspera de Carnaval, já que só temos duas bolsas de sangue A Negativo, uma de O Negativo e nenhuma de B Negativo. Como trabalhamos com prevenção, iremos abrir durante todo o sábado e esperamos que, aqueles que ainda não fizeram sua doação, seja por falta de tempo ou porque estão trabalhando, compareçam ao Hemoal Trapiche”, salientou a gerente da unidade.

 

Quem pode doar – Estão aptas a doar sangue as pessoas que tenham no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após o dez anos, hepatite.

 

Ainda de acordo com os critérios para doação, os voluntários devem comparecer ao Hemoal Trapiche bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores, que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.