Geral

Christian Teixeira é eleito 2º Secretário do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas

24/02/2017
Christian Teixeira é eleito 2º Secretário do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas

Criado para ser um espaço democrático, onde haja a construção da cidadania e de políticas públicas de saúde, o Conselho Estadual de Saúde (CES/AL) elegeu, nesta quinta-feira (23), a diretoria para o biênio 2017/2019. Durante a sessão extraordinária, realizada no Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, foi eleito segundo secretário do colegiado.

 

Para o cargo de presidente foi eleito Jesonias da Silva, representando a Fundação Educacional e de Estímulo à Geração de Emprego. A vice-presidência será ocupada por Maurício Sarmento Silva, do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas, e como primeiro secretário assume Gerônimo Ferreira da Silva, que integra a Associação Alagoana de Assistência ao Hipertenso e ao Diabético.

 

Além de ser eleito como segundo secretário do CES/AL, Christian Teixeira empossou os membros da nova mesa diretora, formada por 40 membros de instituições da sociedade civil organizada. O CES/AL é responsável pela participação da população na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo estudos, análises, acompanhamento e compatibilização de políticas e programas de interesse para a Saúde.

 

Christian Teixeira ressaltou que, como segundo secretário da mesa diretora do CES/AL e, juntamente com os outros os membros do conselho, irá identificar e captar as demandas da sociedade. “Fazer parte de um órgão colegiado como esse aumenta a minha responsabilidade como gestor. Iremos buscar melhorias para as políticas de saúde em Alagoas, escutando, em conjunto, a sociedade e todos os membros do conselho, para que as ações planejadas tenham resultados eficazes”, frisou.

 

Jesonias da Silva, novo presidente do CES/AL, falou que o conselho será parceiro da Sesau na fiscalização das ações de governo. “Nós iremos reestruturar o CES/AL e também nos aproximar dos conselhos municipais, para que consiga exercer o papel de controle social e possamos avançar na saúde”, salientou.

 

Estrutura do CES/AL – Os 40 conselheiros, entre titulares e suplentes, são divididos para manter o equilíbrio de interesses dos envolvidos. Dessa forma, são 20 cadeiras para representantes da sociedade civil, 10 profissionais da área da saúde e 10 membros que representem os prestadores de serviço que possuem contrato com o SUS, além de gestores.

 

O CES/AL é dividido em quatro comissões para discutir temas específicos nas áreas de Ação à Saúde, de Orçamento e Programação de Legislação e Normas e de Comunicação, Divulgação e Informação em Saúde.

 

As reuniões do Conselho Estadual de Saúde acontecem sempre na primeira quarta-feira de cada mês, com a possibilidade de sessões extraordinárias, sempre surgirem temas para discussões.