Geral

China condena ex-presidente de montadora de veículos a 11 anos de prisão

10/02/2017
China condena ex-presidente de montadora de veículos a 11 anos de prisão

Um tribunal chinês condenou um ex-presidente do grupo automotivo Faw a 11 anos e meio de prisão por corrupção, segundo informações da Reuters, citando a emissora estatal CCTV. Xu Jianyi teria recebido US$ 1,8 milhão em subornos, entre 2000 e 2013.

A corte de Pequim ainda disse que teve “leniência” com Jianyi, depois que ele confessou o crime e devolveu o dinheiro ganho ilicitamente. Ele já foi secretário do Partido Comunista chinês no estado de Jilin.

A Faw é uma das 4 grandes montadoras chinesas e é parceira da Volkswagen, da Toyota e da Mazda. Para produzir no maior mercado do mundo, o governo chinês exige que montadoras de fora façam alianças com empresas estatais locais.

Fundada em 1953 e sediada na província de Jilin, no nordeste da China, a Faw pretende vender 3,3 milhões de veículos neste ano, tanto de sua marca própria Jiefang, como modelos da Volkswagen, Audi, Mazda e Toyota.

Xu Jianyi começou a ser investigado em 2015, depois que o presidente chinês Xi Jinping anunciou um plano de combate à corrupção no país.