Cidades

Ao menos 2 mil pessoas foram contempladas com ações em União dos Palmares

08/02/2017
Ao menos 2 mil pessoas foram contempladas com ações em União dos Palmares
Programa tem o propósito de levar serviços de cidadania, saúde, orientações preventivas, lazer, entre outras ações à comunidades beneficiadas(Foto: Neno Canuto)

Programa tem o propósito de levar serviços de cidadania, saúde, orientações preventivas, lazer, entre outras ações à comunidades beneficiadas(Foto: Neno Canuto)

O município de União dos Palmares foi contemplado, nesta terça-feira (7), com a nona edição do Dia D Governo Presente. Uma atividade governamental, organizada pelo Gabinete Civil, que tem o propósito de levar serviços de cidadania, saúde, orientações preventivas, lazer, entre outras ações à comunidade beneficiada. Ao menos dois mil atendimentos, em diversos segmentos, foram realizados até o final do dia.

Ouvir as demandas da comunidade, para que a população possa contribuir com o desenvolvimento da região, também é uma das finalidades do evento, que nesta edição contemplou o residencial da reconstrução Newton Pereira, em União dos Palmares.

Segundo o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, o Dia D Governo Presente é um momento muito importante para aproximar as ações do governo estadual da população do interior.

“Temos muito prazer em realizar esse evento em cada canto do Estado, pois possibilita à população, distante do centro dos seus municípios e da própria capital, ter a possibilidade de receber ações importantes, como emissão de carteira de trabalho, carteira de identidade e CPF, além da realização de exames rápidos, porém importantes para a saúde e prevenção de doenças. São oferecidos também, serviços de orientação, cultura, lazer e ressocialização, entre outros,” explicou Farias.

Os serviços da Saúde são muito procurados pela população. Nesta edição do Dia D Governo Presente estão sendo ofertados aferição da pressão arterial, verificação de glicemia, orientações para combater o Aedes aegypti, teste rápido de HIV, Hepatite e Sífilis, exames de acuidade visual em crianças, na comunidade quilombola do Muquém, e aplicação de vacinas contra Hepatite B, difteria e tétano.

A moradora do residencial beneficiado com as ações, Maria José Honorato, estava muito feliz com a chegada do Dia D Governo Presente.

“Sou diabética e há muitos meses tento fazer exames aqui no município e não consigo. Fazer esse exame de glicemia foi uma bênção. Para mim, esse momento que o Governo faz no interior é tudo de bom. Já estão providenciando receita para que eu pegue no Posto de Saúde próximo. Também vou tirar a segunda via da minha carteira de identidade,” comemorou a moradora.

Outras ações

Diversos secretários de Estado participaram da visita técnica que as secretarias estadual e municipal de Cultura promoveram à Serra da Barriga. Representantes da comunidade afro da região apresentaram suas demandas e todos seguiram para uma degustação de pratos típicos do povo quilombola, no restaurante da Mãe Neide, ícone religioso e cultural da região.

Na ocasião, o secretário do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, informou que o governador Renan Filho já autorizou a pavimentação do acesso à Serra da Barriga. As obras serão iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vai entregar à população duas nascentes revitalizadas, que serão modelos para as outras da região. Ao menos 25 famílias serão beneficiadas diretamente com a ação.

A Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) fez entregas do Cartão do Idoso e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). E a Secretaria da Agricultura, Pesca, Aquicultura e Pecuária (Seagri) entregou 500 mudas de 20 diferentes espécies de plantas medicinais, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
]
A Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) fez orientação sobre o uso inadequado de drogas, álcool, palestra em parceria com conselheiros tutelares com ênfase na prevenção à violência e gravidez na adolescência. Além do recolhimento de armas de fogo.

Houve ainda ações da Secretaria do Trabalho e Emprego (Sete), como emissão de Carteiras de Trabalho; intermediação de mão de obra por meio do Sine; palestras sobre empreendedorismo e oficinas sobre como conquistar espaço no mercado de trabalho.