Geral

Palmeira: Centro de Reabilitação tem atividade suspensa

26/01/2017
Palmeira: Centro de Reabilitação tem atividade suspensa
Servidores reclamaram das péssimas condições estruturais da casa onde atualmente funciona o Centro

Servidores reclamaram das péssimas condições estruturais da casa onde atualmente funciona o Centro

O prefeito Júlio Cezar e a secretária de Saúde Kátia Born participaram hoje (25) de uma reunião com profissionais que integram o quadro do Centro de Reabilitação para Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios.  Os servidores reclamaram das péssimas condições estruturais da casa onde atualmente funciona o Centro e de uma reforma, na antiga sede,  que teve o piso arrancado e as paredes quebradas, mas nunca saiu do papel. Além disso, a demanda de pacientes que buscam os serviços diminuiu pela falta de condições de atendimento. Para piorar ainda mais a situação, computador, aparelho de Raio X, brinquedos e outros equipamentos utilizados na recuperação dos pacientes.

De acordo com os servidores, a antiga gestão pediu para que eles desocupassem a sede do Centro, localizada no bairro de Vila Nova, por um período de 90 dias, para que fosse realizada uma reforma. Dois anos e meio se passaram e eles não retornaram ao antigo prédio, que teve o piso arrancado e as paredes destruídas. “A saúde, em Palmeira dos Índios, parece que está abandonada há 20 anos. O governo do Júlio é um governo comprometido com a saúde e que também tem uma equipe técnica maravilhosa. Cerca de 98% da população palmeirense não tem plano de saúde. Então, não entendo como pode ficar assim, desassistida. Essas pessoas precisam de nós e vamos trabalhar para garantir o acesso delas aos serviços de saúde do município”, disse a secretária Kátia Born.

Preocupado a esta situação, o prefeito Júlio Cezar pediu para que as atividades no Centro de Reabilitação sejam suspensas por 10 dias. Nesse período, um novo local vai ser adquirido para que os trabalhos voltem a funcionar normalmente. “O Centro é uma referência para Palmeira, e para os municípios atendidos por ele, mas a situação está alarmante e as condições de trabalho são insalubres. Queremos humanizar a política de atendimento da saúde em Palmeira, pensando nos funcionários, mas principalmente nos pacientes. Queremos saber quem eles são e se têm condições de se deslocar de casa até o Centro. Se não tiver, a gente manda buscar, só não pode ficar sem atendimento. As pessoas precisam saber que são valorizadas. Nesses próximos quatro anos de governo vamos fazer um CAPS AD e um Centro de Reabilitação como devem ser. Com estrutura. Se o Centro já foi uma referência, ele precisa voltar a ser. Cada centavo nós iremos investir em saúde, e também, em educação”, garantiu o prefeito.