Geral

Sesau lança Portal do Cidadão do SUS nesta sexta-feira (16)

16/12/2016
Sesau lança Portal do Cidadão do SUS nesta sexta-feira (16)
Portal do Cidadão é uma iniciativa da Sesau e da CGE que visa oferecer maiores informações sobre atos administrativos, contribuindo para o aumento do controle social. Foto: Olival Santos

Portal do Cidadão é uma iniciativa da Sesau e da CGE que visa oferecer maiores informações sobre atos administrativos, contribuindo para o aumento do controle social. Foto: Olival Santos

Facilitar o acesso às informações importantes para o cidadão de forma clara e objetiva. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lança nesta quinta-feira (16), às 9h, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, o Portal do Cidadão. A ferramenta vai permitir acessar em detalhes informações sobre ações e programas, numa linguagem acessível.

De acordo com a assessora executiva da Transparência da Sesau, Rita Bitencourt, o Portal do Cidadão é uma iniciativa da Sesau e da Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE) que visa oferecer maiores informações sobre atos administrativos, contribuindo para o aumento do controle social. Mas também pretende transmitir conteúdos de interesse social, de forma simples e compreensível, ampliando o entendimento do grande público.

“Nosso intuito é levar para o cidadão informações básicas sobre qualidade de vida, abordando temas como prevenção ao câncer de pele, discutindo também sobre a importância de ser um doador de sangue, de órgãos e de tecidos, ensinando ainda técnicas de primeiros socorros, por exemplo. Mas, acima de tudo, nosso objetivo é realizar a gestão da saúde pública com transparência e responsabilidade”, afirma Rita Bitencourt.

O Portal do Cidadão contará com informações sobre o SUS (como obter o Cartão SUS, Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, entre outras informações, além de vídeos sobre o Sistema); Transparência (repasses do Fundo Estadual e Federal, despesas sobre gastos com funcionários, além de monitoramento e acompanhamento de execução financeira); e Controle Social e Gestão, com links sobre o CONASS, CONASEMS, COSEMS-AL, CES, CNS E SAGE.

Um dos destaques é o Mapa da Saúde de Alagoas, onde será possível saber mais sobre os serviços disponíveis, distribuídos por regiões da Saúde e por municípios. No Mapa estarão listados os contatos e as localizações dos Ambulatórios 24 horas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais públicos, bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros.

Além disso, o cidadão poderá obter informações sobre o estoque do Hemoal Maceió, dividido por tipo sanguíneo e classificações. Segundo Allan Duarte, assessor técnico do setor de Transparência, os dados serão atualizados de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados.

Para auxiliar ainda mais o cidadão, o portal permitirá ter acesso ao serviço de verificação de óbito, declaração de nascidos vivos, além de informações sobre os direitos dos servidores, calendário de ações e datas comemorativas da saúde.

Também haverá informações sobre a área de Assistência Farmacêutica, cuja finalidade será contribuir para o acesso aos medicamentos e produtos da Saúde, promovendo o uso racional, a descentralização e o fortalecimento da gestão da Assistência Farmacêutica em Alagoas. O usuário poderá saber como proceder para ter acesso a medicamentos, de A a Z, além guias de orientação e agendamentos.