Geral

MP denuncia suspeitos de participar de esquartejamento em Girau Pociano

06/12/2016
MP denuncia suspeitos de participar de esquartejamento em Girau Pociano

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) denunciou os suspeitos de participar do esquartejamento de um homem em Girau do Ponciano, no dia 12 de outubro, por homicídio triplamente qualificado. Quatro pessoas foram presos pelo crime.

Dentre os acusados está Thayse Nascimento Duarte, presa no município alagoano de União dos Palmares, quando tentava fugir para Pernambuco. Ela é uma das mulheres que aparecem em um vídeo que mostra a ação criminosa.

O corpo da vítima, Genaldo Porciano, foi encontrado em uma área no sítio Folha Miúda, na zona rural do município. A cabeça e alguns órgãos haviam sido arrancados. Nas imagens divulgadas na internet, a mulher aparece com facões cortando os órgãos dele.

Antes de Thayse, quatro homens já haviam sido presos e uma adolescente apreendida, todos suspeitos de participação no esquartejamento. A adolescente admitiu o crime e disse à imprensa que esquartejou a vítima por diversão.

Segundo o MP, após os golpes desferidos pelos comparsas, Thayse aproximou-se da vítima e, com uma faca peixeira, começou a esquartejá-la, cortando as orelhas, pênis, língua, nariz; e abdômen.

“Todos esses atos foram realizados enquanto Geraldo ainda encontrava-se vivo. Em seguida, Thayse abriu o tórax da vítima, utilizando a faca peixeira e arrancou-lhe o coração”, traz relato que faz parte da denúncia apresentada pelo MP.

Além de Thayse, foram denunciados Romário dos Santos Silva, Ubirajara da Silva Santos, Brimax Silva Lisboa e Eduardo Fernandes dos Santos. A ação penal foi proposta pelo promotor de Justiça Kléber Valadares, da Promotoria de Girau do Ponciano, no último dia 2.

“Conforme se extrai do incluso inquérito policial, no dia 12 de outubro de 2016, por volta das 02h30min, na localidade de ‘Folha Miúdos’, no sítio ‘Chá Alecrim’, na Comarca de Girau do Ponciano, os ora denunciados, com vontade de matar e movidos por motivo torpe (encomenda e vingança), com meio cruel (tortura) e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima (amarrada), em conluio de vontades e formando grupo de extermínio, utilizando facas e pedaços de madeira, mataram a vítima Geraldo dos Santos”, revela um trecho da denúncia.

“Foi um crime que assustou, tamanha a sua crueldade. Agora, a partir da denúncia, os acusados serão processados e será buscada a pena devida para eles”, comentou o promotor de Justiça.

Segundo Kléber Valadares, Thayse Nascimento Duarte conseguiu convencer os demais comparsas de que Geraldo teria sido o autor de um crime de estupro e duplo homicídio praticado contra duas crianças, lá mesmo, em Girau do Ponciano e, exatamente por esse motivo, teria que ser assassinado.

Na denúncia feita pelo MP os suspeitos cometeram homicídio triplamente qualificado pelo motivo torpe – encomenda/vingança; pela tortura/meio cruel; e pelo recurso que dificultou a defesa da vítima (ela estava amarrada). Eles também foram enquadrados como grupo de extermínio e associação criminosa armada e que envolve adolescente.