Geral

Economista defende aumento dos gastos públicos para melhorar cenário

15/12/2016
Economista defende aumento dos gastos públicos para melhorar cenário

economistaO mercado financeiro projetou diminuição maior do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano e expansão mais fraca da economia para ano que vem. Diante deste cenário, o economista Rômulo Sales considera negativo o corte dos gastos públicos por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto, que congela as despesas do governo por 20 anos. O balanço da economia brasileira foi assunto no Pauta Especial.

Para o economista, em momento de crise financeira, o Estado deve aumentar os gastos públicos para reaquecer o cenário econômico. “Não se corta despesa, não se faz ajuste fiscal. Inclusive, intensifica os gastos para fazer a economia sair da crise. No momento, onde o setor privado sai de cena, o Estado intervém para estimular a economia para que o setor privado volte a investir”, explicou.

As medidas tomadas durante as crises de 1929 e de 2008 são o que baseiam o posicionamento do economista. “Historicamente, a solução foi a intervenção do Estado, ou seja, o Estado aumentar as despesas. Foi assim em 2008 e na crise de 1929”.

Clique aqui para assistir a entrevista completa com o economista Rômulo Sales.

O Pauta Especial vai ao ar de segunda a sexta, às 11h30, na TVE Alagoas, canal 03 da TV Aberta e 06 da NET, com reprise às 17h durante o horário de verão. O programa também pode ser assistido no canal do Youtube, TVE Alagoas.