Alagoas

Viadutos de Maceió recebem fotos em homenagem à consciência negra

16/11/2016
Viadutos de Maceió recebem fotos em homenagem à consciência negra

Um grupo de fotógrafos faz uma homenagem à consciência negra através de uma intervenção urbana. Desde Domingo (13) quem passa pelos viadutos Washington Luiz e João Lyra, em Maceió, pode conferir uma galeria a céu aberto com imagens de 11 artistas.

As fotos expostas foram coladas usando a técnica lambe-lambe — que utiliza cartazes de imagens impressas. Ao todos são 50 imagens distribuídas nos dois viadutos.

Elas fazem parte do projeto projeto, “Negros – Uma Intervenção pela Liberdade”, idealizado pelos fotógrafos. A colagem foi autorizada pelos órgãos municipais.

A ideia, além de sugerir uma reflexão quanto ao tema da negritude e ocupar espaços públicos com imagens, busca incorporar a linguagem da fotografia à cena da cidade buscando concretizar a conquista de uma galeria a céu aberto.

A ação, coordenada pelos fotógrafos Jorge Vieira e Thiago Sobral, contou com o apoio da Associação de Artistas Visuais de Alagoas e da Fundação Municipal de Ação Cultural. Ela mostra fotos de uma manifestação cultural de Sergipe, que fala da luta dos negros para se libertarem da escravidão.

“Todas as fotos tem alguma referência a negritude. Esse trabalho tem duas vertentes importantes. Uma é a ocupação de espaço publico pela arte visual e a outra é trazer um tema para reflexão”, falou Vieira.

Onze fotógrafos participam de intervenção urbana em Maceió (Foto: Arthur Celso/Arquivo Pessoal)

Onze fotógrafos participam de intervenção urbana em Maceió (Foto: Arthur Celso/Arquivo Pessoal)