Geral

Ifal – Marechal Deodoro mantém título de melhor escola pública de Alagoas

03/11/2016
Ifal – Marechal Deodoro mantém título de melhor escola pública de Alagoas
Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro foi considerado a melhor escola pública de Alagoas, com uma média de 560.81 no Enem 2015. O resultado também coloca a escola como a 11ª melhor do estado, incluindo as unidades da rede privada. As notas da rede federal só foram divulgadas na segunda-feira (31) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), semanas depois que o órgão reteve o resultado por causa de um “equívoco” na interpretação da lei. 
 
O ranking ainda mostra que das dez escolas públicas de Alagoas mais bem classificadas no Enem 2015, nove são campi do Ifal. Junto com Marechal Deodoro, aparecem os campi de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Maragogi, Satuba, Murici e Santana do Ipanema. Apenas o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em 7º lugar, não faz parte da rede federal. 
 
Para a diretora-geral do Campus Marechal Deodoro, Marília Gois, a transparência sobre as notas é fundamental para manter a qualidade do ensino. “Somos uma escola que oferece Ensino Médio integrado à Educação Profissional e precisamos zelar pela qualidade desse ensino. A divulgação das notas nos permite fazer uma auto-avaliação constante. Mais uma vez, o desempenho dos nossos alunos no Enem reflete a dedicação dos professores nas salas de aula”, diz a diretora. 
 
No início de outubro, o Campus Marechal Deodoro divulgou nota informando a ausência da escola nos dados que haviam sido divulgados pelo Inep e reforçando a indignação exposta pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). 
 
De acordo com o Inep, apesar da divulgação das notas da rede federal, as plataformas disponíveis no portal do órgão serão atualizadas apenas no próximo dia 4 de novembro.