Geral

Cão Amigo estimula gestos de carinho em unidades socioeducativas

23/11/2016
Cão Amigo estimula gestos de carinho em unidades socioeducativas
Príncipe, cãozinho adotado para conviver com as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, melhorou o astral no ambiente.   Ascom

Príncipe, cãozinho adotado para conviver com as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, melhorou o astral no ambiente. Ascom

Quem chega à Unidade de Internação Feminina (UIF) é prontamente recepcionado por Príncipe, um cãozinho adotado para conviver com as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

O labrador preto de três meses melhorou o astral do ambiente e potencializou a interação entre as jovens, os funcionários e os visitantes. A iniciativa faz parte do projeto Cão Amigo, que visa estimular gestos de carinho, afeto e valorizar ações de responsabilidade nos socioeducandos.

Quatro unidades da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) participam do projeto desenvolvido pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev). De acordo com a superintendente da Sumese, Denise Paranhos, a criação de pequenos animais tem sido uma estratégia positiva. “Humanizar o momento do cumprimento da medida é o nosso desafio. O cão se tornou amigo de todos e ajuda na interação social, fortalecendo o sentido da responsabilidade”, destacou Denise Paranhos.

A socioeducanda L.S, de 15 anos, conta que o cachorro mudou a rotina na unidade. “Escolhemos o nome dele juntas: é Príncipe. Damos banho nele uma vez por semana, colocamos a comida e a água na hora certa. Ele adora brincar e ajuda a melhorar qualquer momento de estresse. É muito bom tê-lo conosco”, disse a adolescente.