Geral

Sesau orienta estudantes de Enfermagem sobre o câncer de mama

05/10/2016
Sesau orienta estudantes de Enfermagem sobre o câncer de mama
Plano prevê a realização de consultas especializadas com exames de ultrassom entre outros. (Foto: Olival Santos)

Plano prevê a realização de consultas especializadas com exames de ultrassom entre outros. (Foto: Olival Santos)

As ações alusivas ao Outubro Rosa irão contar com a parceria de instituições de ensino superior de Alagoas que oferecem o curso de Enfermagem. Até o fim do mês, parte das ações de conscientização e estímulo à prevenção ao câncer de mama serão voltadas para os acadêmicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac e Faculdade Estácio de Sá.

De acordo com a supervisora de condições específicas, Fernanda Santos, as ações serão desenvolvidas para a comunidade acadêmica do curso de Enfermagem. “Iremos realizar eventos educativos nas universidades para reforçar com os estudantes a importância da prevenção e diagnóstico precoce”, explicou Fernanda Santos.

Ainda durante o encontro, foram realizadas apresentações sobre o Plano Estadual de Oncologia e sobre os serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.“O plano prevê a realização de consultas especializadas, exames de ultrassom, endoscopias, colonoscopias e retossigmoidoscopias, além de exames de anatomia patológica. E é importante que a comunidade acadêmica esteja a par de toda a rede de assistência em atividade em Alagoas”, destacou Fernanda Santos.

As ações do Outubro Rosa estendem-se até o fim do mês e estão previstas, além de palestras e a iluminação de órgãos públicos com a cor rosa, a realização de um seminário com estudantes de todas as faculdades que possuem o curso de Enfermagem, que tratará do tema Mulher e o Câncer de Mama.