Geral

Secretaria de Saúde assegura mais uma cirurgia para criança cardiopata

21/10/2016
Secretaria de Saúde assegura mais uma cirurgia para criança cardiopata

Mais um bebê cardiopata, nascido na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), em Maceió, foi submetido a uma cirurgia corretiva, por meio do Serviço Estadual de Cardiopediatria, que já realizou 68 procedimentos. Portadora de uma anomalia denominada de Persistência do Canal Arterial (PCA), a pequena Cecília, de apenas dois meses, foi operada na tarde desta quinta-feira (20).

 

A cirurgia, realizada pelo cardiologista José Wanderley Neto, referência nacional na especialidade, ocorreu no Hospital do Coração de Alagoas (HCOR/AL), no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió.

 

“O procedimento foi coroado de êxito, mas a saúde da paciente ainda inspira cuidados, uma vez que a pequena Cecília é prematura, tem baixo peso e esteve por muito tempo respirando com a ajuda de aparelhos”, esclareceu o médico.

 

José Wanderley Neto explicou que o problema da pequena Cecília é comum em bebês prematuros. “A PCA é um defeito cardíaco congênito bastante comum em crianças prematuras e ocorre quando o canal arterial não se fecha logo após o nascimento. No entanto, após o problema ser corrigido por meio de cirurgia, caso não ocorra nenhuma intercorrência, o coração volta a funcionar normalmente”, disse o cirurgião.

 

Preparação para a cirurgia

 

Nascida no dia 11 de agosto deste ano, a pequena Cecília estave internada até esta quinta-feira (20), na Maternidade Escola Santa Mônica. Durante o tempo em que permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, a bebê recebeu todo o tratamento necessário para que tivesse condição de ser submetida ao procedimento cirúrgico.

 

 

“A pequena Cecília só conseguia respirar com ventilação mecânica, mas a equipe da UTI Neonatal da Santa Mônica atuou todos os dias, desde o seu nascimento, para que estivesse preparada para a realização da cirurgia. Esperamos que tudo corra bem e, após receber alta do HCOR/AL, ela retorne para o pós-cirúrgico aqui na Santa Mônica”, salientou a médica Paula Andrade.

 

Coração de Estudante

 

Entre as ações desenvolvidas pelo Serviço Estadual de Cardiopediatria da Sesau está o Programa Coração de Estudante. Por meio dele, em apenas quatro meses, mais de 900 atendimentos já foram realizados nos pequenos alagoanos que apresentaram algum tipo de problema cardíaco, assegurando acompanhamento multiprofissional e totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).