Geral

Saúde treina futuros policiais militares para combater o aedes

22/10/2016
Saúde treina futuros policiais militares para combater o aedes
Atuação é fundamental para combater o mosquito. Fotos: Carla Cleto

Atuação é fundamental para combater o mosquito. Fotos: Carla Cleto

As ações voltadas para o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, continuam sendo realizadas em Alagoas. Nesta sexta-feira (21), alunos do Curso de Formação de Soldados do 3º Batalhão da Polícia Militar, localizado em Arapiraca, participaram de um treinamento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), visando orientar a população sobre medidas que devem ser adotadas para evitar o surgimento de criadouros do mosquito.

Os conhecimentos teóricos serão colocados em prática neste sábado (22), quando os militares participam de uma mobilização, no município de Taquarana, das 8h às 12h. Segundo o supervisor de endemias, Paulo Protásio, a Sesau vem realizando diversas ações nos municípios, visando evitar a proliferação de criadouros do mosquito.

Ele destacou que é fundamental a participação efetiva de todos os segmentos sociais, a exemplo dos alunos do Curso de Soldados da Polícia Militar, que irão participar do evento em Taquarana. A ação irá ter como foco a orientação da população, que deve também fazer seu dever de casa, evitando o surgimento de criadouros, onde as larvas do mosquito se desenvolvem.

Segundo Protásio, o município foi escolhido em função da notificação de casos de chikungunya, que se devem aumentam em razão de problemas no fornecimento de água, onde os moradores terminam acondicionando o líquido em recipientes de forma incorreta.

Durante a ação em Taquarana, os agentes vão explicar a população como acondicionar corretamente as caixas de água, evitar deixar utensílios como garrafas, panelas e reservatórios sem tampas, além de não deixar expostos pneus e evitar as plantas aquáticas.