Geral

Procon/AL alerta consumidores para chamamento de recall

17/10/2016
Procon/AL alerta consumidores para chamamento de recall
Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) informa aos consumidores sobre mais um recall de veículos. As empresas FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil LTDA e Via Itália Comércio e Importação de Veículos LTDA., convocam os consumidores para substituição de peças automobilísticas.

FCA FIAT CHRYSLER
A Jeep convocou esta semana um recall de 2.751 unidades do SUV Compass. A falha afeta unidades com data de fabricação de 6 de abril de 2010 a 1º de agosto de 2014. Segundo a empresa, os carros em questão podem apresentar uma falha nos sistemas de airbag e dos cintos de segurança.

Os carros têm numeração de chassis não sequencias entre 1C4NJCAA5DD177721 e 1C4NJCAA0ED927530 e todos foram fabricados nos Estados Unidos.

A Jeep explica que a falha afeta o módulo de controle dos sistemas de airbag e pré-tensionador dos cintos de segurança do motorista e do passageiro do banco dianteiro. O defeito faz com que os airbags e o pré-tensionador dos cintos de segurança possam não ser acionados em caso de acidente. Assim, há risco de maiores danos físicos e materiais aos ocupantes do carro.

A empresa irá corrigir o problema gratuitamente e sem estipular uma data limite para que este reparo seja feito. Também não é necessário estar em dia com as manutenções do carro ou ser o primeiro dono. Para tirar dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a Jeep pelo telefone 0800 703 7150.

VIA ITÁLIA
O órgão informa que a empresa Via Itália Comércio e Importação de Veículos Ltda. (representante da marca “Maserati” no Brasil) protocolou Campanha de Chamamento dos veículos Maserati Quattroporte e Ghibli, anos 2014, 2015 e 2016, devido à possibilidade de perda da estabilidade do veículo.

De acordo com a empresa, o chamamento abrange 35 veículos. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Via Itália destacou ter constatado que “o parafuso e arruela de torque do cubo de montagem do tirante traseiro poderia, gradualmente, perder sua força de aperto” e “em razão disso, poder-se-ia ocasionar ruídos oriundos da parte traseira do veículo.

Em condições de uso extremo (como acelerações, desacelerações e guinadas bruscas) existiria a possibilidade de separação dos componentes”. Nessa hipótese, o defeito “poderia levar o carro a perder estabilidade, colocando os ocupantes em risco de acidente”.

Caso o consumidor tenha dúvidas e precise de mais informações, deve entrar em contato por meio do telefone (11) 3079-0377, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”>[email protected].