Geral

Ministério da Saúde atesta erradicação da rubéola e sarampo em Alagoas

17/10/2016
Ministério da Saúde atesta erradicação da rubéola e sarampo em Alagoas

O Ministério da Saúde está em Alagoas para verificar e auxiliar nas ações de controle para manter a rubéola e o sarampo eliminados no Estado. A ação ocorre porque as duas doenças foram certificadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) como erradicadas no Brasil e na Região das Américas.

 

Representantes do MS acompanham, até esta quarta-feira (19), as ações desenvolvidas nas áreas da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Sistema de Informação e Imunização. Também estão sendo visitados os laboratórios para verificar, in loco, se eles estão de acordo com os indicadores preconizados para dar manter a eliminação dessas doenças.

 

“Para que a rubéola congênita, a rubéola e o sarampo continuem eliminados no Brasil, os Estados precisam cumprir alguns indicadores estabelecidos pelo MS, como notificação, investigação, coleta de matéria, envio de material, homogeneidade de cobertura vacinal, casos encerrados, notificação negativa”, afirmou Fabiano Marques, gerente de Vigilância Epidemiológica das Doenças de Transmissão Respiratória e Imunopreveníveis do Ministério da Saúde.

 

Fabiano Marques ainda falou que os técnicos estaduais devem ficar atentos para que o país não volte a apresentar casos dessas doenças.

“Podemos ter casos importados da doença, já que em outros locais do mundo elas não foram eliminadas ainda. Por isso, a importância de monitorarmos os estados, para verificar a situação epidemiológica dessas doenças”, salientou o gerente do Ministério da Saúde.

 

Além da rubéola, do sarampo e da rubéola congênita, que acontece quando a mãe contamina o bebê na hora do parto, outras duas doenças que podem ser prevenidas por vacinação também já foram erradicas nas Américas: a varíola em 1971 e a poliomielite em 1994.