Geral

Hospital Geral do Estado une-se à associação e promoverá ação contra o AVC

24/10/2016
Hospital Geral do Estado une-se à associação e promoverá ação contra o AVC
Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais prometem sensibilizar, esclarecer e até indicar tratamentos que possam afastar o AVC. Thallysson Alves

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais prometem sensibilizar, esclarecer e até indicar tratamentos que possam afastar o AVC. Thallysson Alves

Uma grande ação de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) será promovida pelo Hospital Geral do Estado (HGE) e a Associação Ação AVC na manhã do sábado (29), na Praça Multieventos, na Praia da Pajuçara, em Maceió. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais prometem sensibilizar, esclarecer e até indicar tratamentos que possam afastar a doença, uma das que mais matam os brasileiros e a principal causa de incapacidade no mundo.

A ação representa um grande ato social no Dia Internacional de Combate ao AVC, na qual o HGE – que possui a única Unidade de AVC de Alagoas – irá participar com toda equipe multidisciplinar. “Em 2015 foram tratadas quase 1.500 vítimas da doença no HGE. Hoje contamos com um serviço de qualidade, que tem assegurado a melhoria da qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença”, salientou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, ao enfatizar que “a prevenção é sempre a melhor solução”.

Para o êxito da ação, segundo o gerente da unidade, Carlos Alberto Gomes, os profissionais da Unidade de AVC do HGE irão atuar orientando a população. “A equipe de Enfermagem do hospital fará teste de glicemia e aferição de pressão, os nutricionistas medirão o Índice de Massa Corporal (IMC) e farão orientações nutricionais e os neurologistas prestarão atendimentos e poderão prescrever os devidos encaminhamentos”, informou.

No local, a coordenadora da campanha, Solange Syllos, informa que haverá o cadastramento de pessoas que sofreram o AVC e necessitam de cadeiras de rodas. Ainda de acordo com ela, haverá a recepção de doações de cadeiras e outros equipamentos úteis a essas mesmas vítimas da doença. Também haverá a distribuição de panfletos, oferecimento de atividades lúdicas e outros serviços oferecidos com o apoio de centros universitários e empresas privadas.

“O propósito é sensibilizar, esclarecer e mobilizar a comunidade, a opinião pública e os meios de comunicação sobre o conhecido derrame cerebral. O evento ganha importância por reunir familiares, profissionais de saúde e demais interessados a favorecer o acesso ao diagnóstico precoce e o correto tratamento”, explicou a coordenadora.

Também participarão da campanha, voluntários, acadêmicos, além de profissionais de fisioterapia, enfermagem e educação física. Todos eles, segundo Solange Syllos, terão como único propósito promover mais saúde aos alagoanos, porque “é importante aproximar da população os profissionais qualificados em prevenir e tratar o AVC”, ressaltou.