Geral

Escolas Sesi/Senai ficam entre as melhores no brasileiro de Robótica

19/10/2016
Escolas Sesi/Senai ficam entre as melhores no brasileiro de Robótica
Reprodução

Reprodução

As equipes alagoanas – formadas por estudantes das escolas Sesi e Senai de Maceió, Marechal Deodoro e Atalaia – mais uma vez se destacaram durante a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2016), promovida de 10 a 12 últimos, na cidade de Olinda-PE.

Os três times conseguiram se classificar para a etapa final, que reuniu as melhores equipes do País nos níveis 1 (ensino médio) e 2 (ensino médio e técnico). O resultado, recém-divulgado, deixa a equipe Tecmade (Ebep de Marechal Deodoro) em 5º lugar no Nível 2; a Zeus (Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, de Maceió) na 10ª colocação do Nível 1; e a Atabótica (Ebep de Atalaia) no 18º lugar, também no Nível 2.

Participaram da Olimpíada de Robótica, aproximadamente, 100 equipes. Depois de conhecerem o resultado final, os alagoanos aguardam com ansiedade o anúncio das equipes brasileiras que irão ao campeonato mundial. O número de vagas do Brasil somente será divulgado em abril de 2017.

O professor de Robótica Eduardo Cerqueira, treinador da Tecmade, considerou positivo o resultado obtido pelos alagoanos na competição. Segundo ele, somando as etapas regionais, este ano a Olimpíada Brasileira de Robótica envolveu 2.968 equipes, de 26 estados, além do Distrito Federal.

“Foram 10.603 participantes, e nesse cenário ficar entre as 10 melhores equipes do Brasil nos enche de orgulho e motivação, para que, no ano que vem, a gente consiga trabalhar ainda mais forte e alavancar ainda mais o nome do nosso Estado na área tecnológica”, ressaltou.

Conforme Eduardo Cerqueira, a OBR ensina a garotada a lidar com seu grupo, gerenciar crises e dificuldades, além de compartilhar conhecimento com as demais equipes inscritas na competição. “Melhor do que ganhar é o que você aprende, independentemente da colocação. A sensação e alegrias que tive com minha equipe, o compartilhamento, são coisas que vou levar para minha vida toda”, declarou Davi Ferreira, da equipe Zeus.

“A etapa nacional foi muito produtiva! Assim como na regional, tivemos oportunidade de trocar experiência com equipes do Brasil inteiro, conhecer pessoas novas e adquirir novos conhecimentos. [A OBR 2016] agregou valor não somente para nossa equipe, mas para nosso lado profissional e para toda a vida. A gente aprendendo mais e mais a cada dia que passa”, disse o aluno Matheus Lima, da Tecmade.