Geral

Enfermeiros do Agreste e Sertão são capacitados sobre detecção do câncer de mama e do útero

25/10/2016
Enfermeiros do Agreste e Sertão são capacitados sobre detecção do câncer de mama e do útero

Profissionais de Enfermagem que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) participaram de mais um ciclo de atualizações, nesta terça-feira (25), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no Conselho Regional de Psicologia, em Maceió. A capacitação reuniu enfermeiros dos 46 municípios do Agreste e Sertão, que compõem a II Macrorregião de Saúde.

 

Durante a ação, foram apresentadas as novas técnicas de diagnóstico, propiciando uma detecção precoce da doença. “Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, o paciente terá maiores chances de cura e menos sequelas”, explicou Carmen Nascimento, técnica do Núcleo Estadual de Saúde da Mulher. Na ocasião também foram repassadas as informações sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

 

Carmem Nascimento explicou que o câncer de mama é um tumor resultante da multiplicação de células anormais e pode levar ao óbito. “Todos os profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais da doença e, assim, salvar vidas”, destacou.

 

A técnica lembrou, ainda, que o câncer do colo de útero é provocado pelo contágio do vírus HPV e pode ser prevenido através de vacinação.  “A imunização é destinada a meninas com idades de 9 a 13 anos e em mulheres de 9 a 26 anos, diagnosticadas com o vírus HPV. A vacina está disponível em todos os postos de saúde do Estado”, esclareceu Carmem Nascimento.

 

Capacitação para Acadêmicos

 

Na segunda-feira (31), o Núcleo de Saúde da Mulher realiza mais uma capacitação, dessa vez voltada para acadêmicos do Curso de Enfermagem. De acordo com Carmen Nascimento, o convite foi realizado a todas as instituições de nível superior da capital e será realizado na sede do Conselho Regional de Psicologia, no bairro Pinheiro, a partir das 14h.