Geral

Avanços de micro e pequenas empresas ganham destaque na Assembleia Legislativa

22/10/2016
Avanços de micro e pequenas empresas ganham destaque na Assembleia Legislativa
Crescimento em Alagoas se deu por meio de incentivos do Governo do Estado.Foto: Divulgação

Crescimento em Alagoas se deu por meio de incentivos do Governo do Estado.Foto: Divulgação

Gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo participaram, nesta sexta-feira (21), de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas para discutir os principais avanços das micro e pequenas empresas (MPEs).

Na ocasião, o gerente de Relações com o Mercado da Sedetur, Andrey Gameleira, falou sobre os avanços da gestão Renan Filho com relação às MPEs.

O Governo de AL revitalizou o programa Compra Alagoas e, ao menos, 30% das compras governamentais são efetuadas de micro e pequenas empresas. Além disso, o Fórum Estadual da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (FEMPE) foi retomado, com um trabalho em três frentes, que discute as principais demandas do setor com relação a empreendedorismo, inovação, acesso ao mercado, desburocratização, desoneração e meio-ambiente.

“O Governo do Estado tem feito grandes avanços e contribuído para o crescimento das MPEs no Estado, afinal elas são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais gerados em AL e representam 94% dos negócios registrados”, afirmou Andrey Gameleira.

O Estado aumentou, ainda, o sublimite do Simples Nacional para R$3,6 milhões, equiparando Alagoas ao resto do país, e investiu R$15 milhões no Polo de Tecnologia e Inovação, que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2017.

Para o empresário Thiago Pereira, proprietário da Central das Impressoras e membro do Conselho de Jovens Empreendedores do Estado de Alagoas (CJE), a audiência é muito importante para fomentar cada vez mais a cultura empreendedora no Estado.

“É muito importante trazer a discussão para essa Casa, especialmente pelo alcance das MPEs em AL. O CJE busca fomentar a cultura empreendedora entre os jovens, para que eles transformem a realidade onde estão inseridos”, afirmou Thiago Pereira.

Eficiência

Alagoas conta também com a Junta Comercial Mais eficiente do país, de acordo com a Receita Federal do Brasil. Através do Portal Facilita Alagoas, é possível abrir, alterar ou dar baixa em uma empresa e acompanhar todo o processo de solicitação.

Além disso, a parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, IMA, Juceal e a Vigilância Sanitária simplificou a retirada de licenciamentos ambientais e sanitários.