Geral

Sistema de rastreabilidade da própolis vermelha é apresentado pela Desenvolve

16/09/2016
Sistema de rastreabilidade da própolis vermelha é apresentado pela Desenvolve
Divulgação Indicação representa o reconhecimento de que um produto ou serviço é característico do seu local de origem


Indicação representa o reconhecimento de que um produto ou serviço é característico do seu local de origem

A equipe da Unidade Executora de Projetos (UEP) da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), na manhã desta quinta-feira (15), fez a entrega oficial do sistema unificado de rastreabilidade da própolis vermelha à Uniprópolis (União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas).

O objetivo é legitimar o mel em todas as suas fases, desde a colmeia até o mercado. Pesquisas apontam que o produto alagoano possui propriedades naturais únicas que tem chamado atenção internacionalmente. Daí a necessidade da criação de um sistema que permitirá a Indicação Geográfica (IG) para Alagoas. A indicação representa o reconhecimento de que um produto ou serviço é característico do seu local de origem.

O software, utilizado para a rastreabilidade, foi financiado pela Agência e desenvolvido pela empresa Tech Sistemas, que realizou uma apresentação do sistema finalizado. A proposta atende à necessidade de garantir a segurança alimentar do produto e, com essa perspectiva, auxilia também a logística e o gerenciamento da produção.

Segundo Rafael Brito, presidente da Desenvolve, o objetivo é validar um sistema eficiente de rastreabilidade para a ampliação da produção da própolis, além de ser uma importante ferramenta de gestão, tornando a cadeia produtiva mais competitiva no mercado.

“Observamos que a proposta de sistema, baseado no que ocorre com os produtores de ovinos e caprinos, por exemplo, é perfeitamente adaptável e viável para os produtores da própolis. Ajudar nesse processo de ampliação da produção cria alternativas à geração de renda destes produtores”, destacou Brito.