Cidades

Semarh apresenta Aldeia Sustentável à comunidade Indígena Xucuru Kariri

08/09/2016
Semarh apresenta Aldeia Sustentável à comunidade Indígena Xucuru Kariri
Índios da Aldeia Fazenda Canto foram recebidos pelo secretário Alexandre Ayres e a equipe da Superintendência de Meio Ambiente.    Ascom

Índios da Aldeia Fazenda Canto foram recebidos pelo secretário Alexandre Ayres e a equipe da Superintendência de Meio Ambiente. Ascom

As políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foram apresentadas à população indígena Xucuru Kariri, localizada em Palmeira dos Índios. Os índios da Aldeia Fazenda Canto foram recebidos pelo secretário Alexandre Ayres e a equipe da Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

Inicialmente, a Semarh mostrou como funciona o projeto Aldeia Sustentável, que consiste em levar e ampliar os acessos à educação ambiental, coleta seletiva, plantio de mudas nativas e gestão adequada dos resíduos sólidos.

Para o secretário Alexandre Ayres, é preciso realizar um diagnóstico social e posteriormente colocar em prática a execução do Aldeia Sustentável.

“O povo indígena tem acesso à informação, a tecnologia e a produtos industrializados que não podem ser jogados de forma aleatória na natureza, portanto a Semarh irá realizar um diagnóstico no local para levar políticas públicas”, assegura o secretário.

Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Mateus Gonzales, uma equipe da Secretaria estará na Aldeia Fazenda Canto nesta quinta-feira (8) e na sexta-feira (9) para fazer os levantamentos sociais das principais necessidades da região.

Durante o encontro, que ocorreu na última terça-feira (6) na sede da Semarh, os indígenas apresentaram as suas demandas em busca de melhorar o fornecimento de água na Aldeia Fazenda Canto.

De imediato, Ayres destacou que a Semarh conta com programas de infraestrutura hídrica em benefício das comunidades que são distantes dos centros municipais. O secretário listou, por exemplo, a atuação do Programa de Perfuração de Poços, Água Doce, Água Para Todos e Recuperação de Nascentes.