Geral

Nutricionista alerta sobre os perigos do sedentarismo e má alimentação

01/09/2016
Nutricionista alerta sobre os perigos do sedentarismo e má alimentação
Nutricionista Mônica Costa, convidada do programa. [Foto:Ascom/IZP]

Nutricionista Mônica Costa, convidada do programa. [Foto:Ascom/IZP]

Os alertas ao combate à obesidade e a preservação de saudáveis hábitos alimentares foram assuntos no Espaço Livre desta quinta (1). A nutricionista Mônica Costa, convidada do programa, explicou que o sedentarismo e a má alimentação contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas desde a infância.

 

“O que eu percebo com minha experiência é que o problema está começando na infância. As pessoas estão mais sedentárias e as crianças estão trancadas nos computadores, celulares e deixam de lado as brincadeiras de correr, pular. Incentivo bastante a prática de exercício físico e limitar o horário das crianças em televisões e computadores para deixar mais livre. As doenças crônicas que esperamos na fase adulta estão começando muito cedo, como exemplo a hipertensão e diabetes”, disse a nutricionista.  

 

Mônica destacou a importância do profissional da nutrição e a qualidade nutritiva de alimentos típicos da mesa do brasileiro. “A função do nutricionista é educar para se alimentar bem. Não é apenas dieta como muitos acham. Hoje, a maioria não sabe se alimentar. Não é com qualidade, não tem dieta equilibrada, vão atrás daquelas dietas milagrosas, fast-food, salgadinhos, comidas prontas e sal e açúcar em excesso. A comida do brasileiro é de qualidade e não valorizam isso. O nosso arroz com feijão é o prato mais nutritivo que temos. Ele é completo, porém preferem optar pelas comidas prontas e rápidas”, finalizou a nutricionista.