Geral

Flamengo vence o Vitória por 2 a 1 no Barradão e cola no “porco”

11/09/2016
Flamengo vence o Vitória por 2 a 1 no Barradão e cola no “porco”

Em um jogo complicado, em pleno Barradão contra um guerreiro Vitória que saiu na frente, o Flamengo – com Guerrero no banco – virou para 2 a 1, gols de Fernandinho e Gabriel, e empatou em pontos com o líder Palmeiras na Série A, com 46.

Curiosamente os dois jogadores foram os mesmos que marcaram os gols na vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta na rodada passada. Foi a vitória de número 14 do Flamengo, que também passa a ser o time de melhor campanha como visitante, com seis vitórias e dois empates em 12 jogos fora de casa.

A partida

O Flamengo entrou com uma surpresa na escalação, com Guerrero no banco, Leandro Damião enfiado e Fernandinho e Gabriel pelos flancos. A tática não deu certo. Embora o Vitória estivesse muito inseguro na defesa e o Flamengo chegasse próximo a área – e, verdade seja dita, Damião era perigoso – o time pecava ao não ser mais incisivo na hora de finalizar.

Já o Vitória tratou de ciscar em cima dos erros de marcação, buscando a velocidade de Marinho. Foram inúmeras as oportunidades que o time baiano criou, principalmente em chuveirinhos (os baianos cruzaram o dobro de vezes do Fla na etapa inicial, 10 a 5). Num desses lances, aos 21 minutos, o estreante Zé Love se jogou numa bola chutada pelo lateral-esquerdo Diego Renan que acabou virando um cruzamento rasteiro e mandou para a rede de Muralha.

O Vitória desenhava ir para o intervalo com uma justíssima vantagem por 1 a 0 no placar quando o Flamengo fez valer a sua força na melhor jogada do time no primeiro tempo, uma trama na qual Arão tocou para Pará ir ao fundo e cruzar na cabeça de Fernandinho, que deu uma de centroavante e empatou a partida aos 43 minutos.

No segundo tempo a tendência era o Vitória – precisando vencer opara sair da zona de rebaixamento – se lançar ao ataque, mantendo a marcação adiantada. Foi o que ocorreu nos 15 primeiros minutos, com o time baiano apresentando maior volume enquanto o Flamengo só conseguia sair com Willian Arão. A entrada de Alan Patrick no lugar de Fernandinho mostrou que a intenção do treinador Zé Ricardo era fechar mais o meio e liberar de vez Gabriel, então muito apagado. E não é que aos 15 minutos deu certo? Gabriel entrou pela direita, triangulou com Diego e dentro da área chutou cruzado para fazer a virada.

Foi uma ducha de água fria para o Vitória, que só não foi à nocaute aos 18 porque uma finalização de Leandro Damião morreu no travessão e não no gol. O lance acordou o time da casa e o jogo ficou elétrico, com as duas equipes construindo chances de gol. Kieza obrigou Muralha a fazer uma defesa espetacular aos 22.

Nos minutos finais, o Vitória se perdeu e ainda teve Diego Renan expulso. Já o Flamengo criou várias oportunidades para ampliar, principalmente num chute de Damião e numa cabeçada de Réver. Merecia até golear. Agora, dependendo qe que ocorrer com o Verdão hoje, contra o Grêmio, no Sul, o Rubro-Negro poderá assumir a ponta na próxima rodada, quando fará o encontro de titãs contra os palmeirenses. E como este time tem essência, a fragrância é a melhor possível.

Tags: