Geral

Desenvolve conquista aval do BNDES para edital com recursos não reembolsáveis a aglomerados produtivos

07/09/2016
Desenvolve conquista aval do BNDES para edital com recursos não reembolsáveis a aglomerados produtivos
Rafael Brito destacou que o recurso atenderá, também, demandas como a irrigação para pequenos produtores que estejam próximos ao Canal do Sertão

Rafael Brito destacou que o recurso atenderá, também, demandas como a irrigação para pequenos produtores que estejam próximos ao Canal do Sertão

Em reunião ocorrida na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nessa segunda-feira (5), com a equipe técnica do Fundo Social, o presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Rafael Brito, viabilizou o aval da entidade financeira para a construção de um novo edital que visa o beneficiamento de aglomerados produtivos com recursos não reembolsáveis.

O objetivo, de acordo com o presidente, é incentivar o desenvolvimento de setores produtivos, assim como de comunidades de baixa renda. “Vamos, em breve, realizar uma chamada pública para financiar, a fundo perdido, esses aglomerados e essas comunidades, de modo a atender às novas necessidades econômicas demandadas pelo mercado e pelos novos territórios produtivos que estão surgindo”, apontou Brito.

O presidente destacou que o recurso atenderá, também, demandas como a irrigação para pequenos produtores que estejam próximos ao Canal do Sertão. “Um dos importantes desdobramentos da liberação deste recurso é auxiliar os alagoanos que necessitam dele para garantir a irrigação de suas lavouras no semiárido do Estado”, apontou.

A construção do novo edital, que deverá ser executado em uma parceria do Governo do Estado com o BNDES, colocará à disposição, até o final deste ano, um montante de R$ 3 milhões que serão administrados pelo Estado, por meios da Desenvolve.

De acordo com o conselheiro administrativo da Desenvolve, Renato Regazzi, também presente à reunião, o presidente da Agência apresentou à equipe técnica do BNDES os argumentos necessários para a consecução do apoio para a construção do edital. “Diante do brilhante trabalho que a Desenvolve vem realizando, sob o comando da atual diretoria, o BNDES entendeu que a liberação destes recursos será decisiva para a continuidade do fortalecimento da economia em Alagoas. Como membro do conselho, reafirmo o mérito do presidente Rafael Brito pelo novo momento vivido pela Desenvolve”, afirmou Regazzi.