Cidades

Alagoas registra a abertura de 1.598 empresas no mês de agosto

29/09/2016
Alagoas registra a abertura de 1.598 empresas no mês de agosto
Ilustração

Ilustração

Alagoas registrou, em agosto, a constituição de 1.598 empresas. O quantitativo é 6% menor que o total registrado no mês de julho e 5% inferior à média mensal de aberturas registradas. Entre as empresas abertas, os Microempreendedores Individuais (MEI) seguem com o maior número de constituições, com 1.265 empresas abertas, o que representa 79% do total.

Representando o segundo maior quantitativo no mês, estão as microempresas (ME) com 243 negócios constituídos. Em sequência, estão as empresas de pequeno porte (EPP), com 44 constituições, e os empreendimentos considerados sem porte, com 46 empresas abertas.

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), entre as seções de atividade que mais registraram aberturas, o setor de comércio segue como o que mais constituiu empresas no ano, com 732 em agosto. Outros setores que estão entre as principais seções de atividade nas aberturas do mês estão indústrias de transformação com 165 aberturas, alojamento e alimentação (170) e outras atividades e serviços (94).

Ainda de acordo com dados do órgão alagoano de registro, Maceió permanece com o maior número de aberturas, com 749 empresas registradas. Entre as cidades que mais constituíram negócios também estão Arapiraca, com 154 empreendimentos abertos, Palmeira dos Índios (52), e Rio Largo (46). Com relação aos municípios que menos registraram aberturas estão Feliz Deserto, Belo Monte, Novo Lino e Santana do Mundaú.

Segundo ranking produzido pela Receita Federal, Alagoas possui o melhor ambiente para a constituição, alteração e baixa de negócios, podendo o processo ser deferido no prazo de até 48h após a protocolização, um dos menores prazos do país.