Geral

Agora técnico, Foiani projeta repetir 2009: “Sonho que pode se realizar”

26/09/2016
Agora técnico, Foiani projeta repetir 2009: “Sonho que pode se realizar”

O técnico Paulo Foiani, do ASA, pode entrar para a história do clube após o duelo contra o Guarani. Se passar pelo Bugre, nas quartas de final da Série C, o treinador carimba o segundo acesso pelo Alvinegro. Em 2009, ele era titular da equipe e estava em campo no empate por 2 a 2 contra o Rio Branco-AC, resultado que garantiu a passagem do Gigante à Segundona do Brasileiro. 

Paulo Foiani, de 39 anos, aceitou o convite para treinar o ASA em um momento delicado do clube. Acostumado a não tirar o pé nas divididas, Foiani topou o desafio e agora está a dois jogos do sonhado retorno à Série B. Ele revelou que a proposta inicial diante da limitação financeira do Alvinegro era a permanência do time na Terceirona. Agora, no mata-mata, o sonho do acesso se tornou real e o treinador não esconde o desejo de cravar seu nome na história do clube.

– O sonho desse acesso faz parte da minha vida desde quando eu me apresentei ao ASA. Mesmo sabendo de todas as dificuldades, mesmo sabendo da proposta do presidente que o objetivo dele era não cair, sempre passou pela minha cabeça de ter uma conquista como atleta, que foi acesso à Série B em 2009, e agora ficar marcado como técnico. Desde a minha apresentação eu guardei isso e tenho a convicção que pode acontecer. Com muito respeito ao nosso adversário, nós vamos fazer de tudo para conquistar esse acesso. Já tenho o acesso como jogador, agora quero como treinador do ASA.

Em posição diferente, Foiani lembra do acesso e diz que assim como em 2009 o elenco alvinegro não foge muito das características do time vice-campeão brasileiro da Série C daquele ano. O técnico destaca a mescla do elenco com jogadores experientes e jovens, e que a principal semelhança está na vontade de vencer dos atletas

– Eu procuro analisar pela questão da competitividade e do querer. Naquele ano nós tínhamos alguns atletas experientes no caso do Leandro Cardoso, Ivo, Jota e Nena. Agora (2016) nós temos o Ramalho, o Max Carrasco, o Lucas e outros atletas que também são parecidos. Na nossa época nós também tínhamos atletas jovens que estavam despontando no mercado, no caso do Júnior Viçosa, Paulão, Didira, entre outros. Hoje nós temos o João Paulo, o Rafael, o Bruno, Klenisson, o Jean. Então é uma época muito parecida da minha época como atleta. O fator principal que eu vejo para comparar essa equipe com a de 2009 é a questão do querer, do desejo de conquistar o acesso. Isso é muito parecido nos dois times.

Paulo Foiani, técnico do ASA (Foto: Arquivo Pessoal)

A  briga direta do ASA pelo acesso será contra o Guarani, em jogos de ida e volta. Foiani admitiu que enfrentar a melhor equipe da primeira fase é um desafio maior, mas que valoriza ainda mais a classificação alvinegra. 

– Estamos brigando por um acesso com a melhor equipe da competição. Eu volto a frisar que é bom que isso aconteça para valorizar o nosso trabalho porque nós vamos enfrentar o que há de melhor no campeonato, e o Guarani vem mostrando isso durante toda Série C. Eu tenho muita confiança e acredito muito no meu elenco que nós podemos ser uma surpresa positiva. Após toda desconfiança que nós tivemos desde o início, nós podemos ter uma confirmação que somos uma equipe qualificada e competitiva. O Guarani tem uma qualidade técnica muito apurada e tem jogadores de qualidade de Série A do Brasileiro. Nada se define no primeiro jogo, são 180 minutos e temos que ter muita atenção e ter coragem para jogar como nós estamos jogando em todas as partidas – finalizou.