Cidades

Venda do Produban vai gerar investimentos em Saúde, Educação e Segurança

23/08/2016
Venda do Produban vai gerar investimentos em Saúde, Educação e Segurança
Governador Renan Filho acompanha pessoalmente negociação sobre venda de banco estadual.Foto: Arquivo Secom-AL

Governador Renan Filho acompanha pessoalmente negociação sobre venda de banco estadual.Foto: Arquivo Secom-AL

O governador Renan Filho vai a Brasília-DF, nesta terça-feira, 23, e só deve retornar a Alagoas na noite desta quarta-feira, 24. Ele vai acompanhar a votação do projeto de lei que versa sobre a dívida pública dos Estados com a União, além de tratar pessoalmente sobre a venda do Produban – Banco do Estado de Alagoas.

Em entrevista ao Sistema Correio de Rádio, Renan Filho confirmou que já dispõe de duas propostas oficiais de aquisição do Produban, entretanto em virtude das cláusulas de confidencialidade não pode dizer qual o banco público que deseja arrematar o banco estadual com seus ativos e inativos. A primeira alternativa seria um leilão público; ou ainda, a venda direta para um banco público.

Uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas foi contratada pelo Estado para apurar e avaliar o quanto vale o que sobrou do Produban. O governador espera receber, no mínimo, R$ 550 milhões pela venda da instituição financeira.

“Esperamos receber mais que isso, porém o que o alagoano precisa saber, na verdade, é que serão recursos que serão revertidos em investimentos, sobretudo para aumentar a rede pública de saúde; ajudar na melhoria da educação que está com 14 escolas em tempo integral funcionando e mais de 20 mil alunos matriculados; auxiliar na modernização das policiais, no uso da tecnologia para combater a violência; construção de novas estradas; ou seja, a venda do Produban vai reverter em investimentos para benefício do alagoano”, confirmou Renan Filho.

A venda do Produban foi autorizada no dia 8 de julho último, em decreto publicado no Diário Oficial do Estado. Sucessivamente, Renan Filho teve audiências no Banco Central e no Ministério da Fazenda, onde apresentou a proposta de vender o antigo banco e todas as suas dívidas, além dos créditos pendentes.