Geral

Sesau apresenta estratégias a profissionais para AIDPI Neonatal

10/08/2016
Sesau apresenta estratégias a profissionais para AIDPI Neonatal
A AIDPI/Neonatal tem como propósito prevenir doenças relacionadas ao bebê no período gravidez até os dois meses de idade e reduzir tanto a mortalidade infantil como a materna. (Foto: Olival Santos)

A AIDPI/Neonatal tem como propósito prevenir doenças relacionadas ao bebê no período gravidez até os dois meses de idade e reduzir tanto a mortalidade infantil como a materna. (Foto: Olival Santos)

Como parte das metas estabelecidas pelo Projeto Primeira Infância, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou uma capacitação sobre a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI/ Neonatais) para médicos e enfermeiros que trabalham na atenção básica da cidade de Murici. O treinamento ocorreu nesta quarta-feira (10), no Museu da Imagem e do Som (Misa), no bairro de Jaraguá.

A AIDPI/Neonatal tem como propósito prevenir doenças relacionadas ao bebê no período gravidez até os dois meses de idade e reduzir tanto a mortalidade infantil como a materna.

De acordo com Yana Mello, supervisora do programa de Saúde da Criança da Sesau, essa capacitação contou com a presença de 30 profissionais de saúde e destacou que esse treinamento irá melhorar os serviços oferecidos pela atenção básica.

“Essa capacitação é uma arma importante para que os atendimentos sejam realizados nas próprias unidades de saúde de Murici e assim as gestantes não precisem sair do interior para receber orientações, iniciar algum tipo de tratamento ou para as situações de emergência”, disse a supervisora.

Jenice Coelho, pediatra da Sesau e facilitadora estadual do AIDPI/Neonatal, afirmou que com essas ações as mulheres que têm o desejo de engravidar também são orientadas.

“Com as orientações da AIDPI/Neonatal podemos orientar as futuras mamães que querem saber se estão no momento certo para engravidar com a realização de exames, para, dessa forma, diminuir os riscos, além de prevenir as doenças mais comuns que atingem as mamães e os bebês que são a diarreia, desidratações, infecções maternas ou do recém-nascido, hipertensão, diabetes, icterícias e evitar partos prematuros”, destacou a Jenice Coelho.

Projeto Primeira Infância

O Programa da Primeira Infância busca o fortalecimento da rede de proteção das crianças entre 0 e 6 anos de idade. O projeto piloto foi lançado no mês passado, idealizado pela primeira dama do Estado, Renata Calheiros, e o município de Murici foi escolhido pela proximidade com a capital alagoana (distante 51km de Maceió) e a existência de creches e hospital.