Política

Sérgio Moro participa de audiência na Câmara sobre combate à corrupção

04/08/2016
Sérgio Moro participa de audiência na Câmara sobre combate à corrupção
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância. (Foto: Agência Brasil)

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância. (Foto: Agência Brasil)

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, participou nesta quinta-feira (4) de uma audiência pública na comissão especial da Câmara dos Deputados criada para debater 10 medidas de combate à corrupção apoiadas pelo Ministério Público.

O magistrado chegou ao plenário da comissão acompanhado por deputados.

Logo no início da sessão, Moro disse que a Lava Jato apontou um “quadro de corrupção extremamente grave” que não se limitou à Petrobras, mas também a empresa Eletronuclear.

A comissão especial foi criada para discutir as propostas de combate à corrupção apresentadas pelo Ministério Público Federal e que receberam mais de 2 milhões de assinaturas de apoio da população.

Moro lembrou que quatro ex-diretores da Petrobras já foram condenados e disse que o que o mais chocou nesse caso foi a “naturalidade” com que o esquema de corrupção era visto por esses funcionários da estatal, como se receber propina fosse “parte do jogo”.

“Se constata uma naturalização da corrupção no âmbito das nossas instituições e é algo que transcende a toda discussão partidária”, afirmou.

Ele ponderou que o Judiciário tem tido uma postura mais ativa no combate à corrupção e cobrou uma participação mais intensa do Legislativo e do Executivo.

“O que nós vimos até o momento é que o Judiciário, e não faço nenhuma pessoalização, pois há vários juízes, mas as respostas a esse problema estavam vindo quase exclusivamente do poder Judiciário, que estava mais como uma voz no deserto. Por isso que vi com muita felicidade a recepção do projeto das dez medidas e a formação dessa comissão especial”, ressaltou.