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Quanto pode valer?

31/08/2016
Quanto pode valer?

A Divisão Sports Management da BDO Brazil apresentou hoje a  edição de seu estudo anual Valor das Marcas dos Clubes Brasileiros. Essa edição apresenta o número recorde de 34 clubes, possível graças ao crescimento no número e qualidade das informações prestadas pelos clubes brasileiros.

Destaco, porém, que o futebol brasileiro continua paupérrimo em informações e muito pouco transparente, exceção feita a poucos clubes de ponta e, assim mesmo, não totalmente. Mesmo assim, os analistas da BDO Brazil conseguiram garimpar informações suficientes para aumentar o número de clubes e satisfazer o interesse de mais torcedores e apaixonados pelo futebol.

 

Valor total se aproxima de 10 Bilhões de Reais

 

Com um crescimento de 17,4% sobre 2015, apesar da queda do PIB brasileiro, o valor total das marcas dos 34 clubes chegou a 9,77 bilhões de reais.

No acumulado de cinco anos, o crescimento foi de 71,4%, como veremos em gráfico específico adiante.

 

Flamengo e Palmeiras são as estrelas de 2016

 

rubro-negro carioca manteve e consolidou sua liderança em 2016, seguido de muito perto pelo Corinthians – a diferença entre ambos é de apenas 4,7 pontos percentuais, equivalentes a R$ 70,5 milhões.

Desnecessário dizer que essa liderança é produto da excelente gestão rubro-negra dos últimos anos, como ficará visualmente claro no segundo e no terceiro gráficos, mais adiante, associada ao crescimento sustentável de receitas e diminuição das dívidas.

Corinthians manteve sua posição de destaque, conseguindo ter o terceiro maior crescimento em valor absoluto de sua marca.

Palmeiras mais que pulou da 4 para a 3ª posição: o clube do velho Palestra e da nova Allianz Parque, apresentou o maior crescimento em valor absoluto entre os 34 clubes analisados: R$ 370,6 milhões! Belíssimo desempenho, sem a menor dúvida.

 

São Paulo perdeu seu lugar, que parecia cativo, no pódio: caiu da 3ª para a 4ª colocação. Sua marca, em valor absoluto, cresceu apenas 48,2 milhões. Esse valor, para dar uma ideia melhor, representa pouco mais de 10% do crescimento palmeirense – 13,0% apenas, para ser mais exato.

 

Grêmio é o primeiro colocado fora de São Paulo e Rio de Janeiro e consolidou-se na 5ª posição, que tomou do Internacional em 2014.

 

Outros dois clubes merecem destaque pelo crescimento do valor absoluto de suas marcas: Atlético Mineiro, com R$ 120,7 milhões e Vasco da Gama, com R$ 85,2 milhões.

 

Palmeiras, Ponte e Chapecoense: os que mais cresceram percentualmente em 2016

 

– Palmeiras – 56%

– Ponte Preta – 41%

– Chapecoense – 39%

– Sport – 33%

– Atlético MG – 30%

 

Belíssimos resultados para dois clubes considerados pequenos – Ponte e Chapecoense. Importante, também, o crescimento de 33% apresentado pelo Sport.

Nessa edição do Valor das Marcas, porém, o Palmeiras nada de braçada e seu percentual de crescimento comprova isso cabalmente: 56%.

 

 

Uma visão de 5 anos

 

Considerando o período 2012 a 2016, o grupo de cinco clubes que mais cresceram, em termos percentuais, tem a Chapecoense na liderança. E que liderança!

 

– Chapecoense – 257%

– Atlético MG – 187%

– Cruzeiro – 181%

– Sport – 179%

– Ponte Preta – 157%

 

Quando passamos para os clubes que mais cresceram no valor absoluto de suas marcas, o quadro muda e o Flamengo volta a ser o bicho-papão dessa corrida, seguido pelo Palmeiras e Corinthians.

 

– Flamengo – R$701,4Mi

– Palmeiras – R$540,6Mi

– Corinthians – R$417,4Mi

– Cruzeiro – R$370,7Mi

– Grêmio – R$350,5Mi

– Cruzeiro – R$370,7Mi

– Grêmio – R$350,5Mi