Geral

Primeiro mestrado da Uneal promove aula inaugural nesta segunda-feira (15)

15/08/2016
Primeiro mestrado da Uneal promove aula inaugural nesta segunda-feira (15)
Um marco para educação no Estado, Uneal promoveu pela primeira vez  processo seletivo de mestrado

Um marco para educação no Estado, Uneal promoveu pela primeira vez processo seletivo de mestrado. Divulgação

Após três meses de processo seletivo, os dez candidatos aptos a ingressar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Universidade Estadual de Alagoas (ProDiC/Uneal) já estão de aula agendada. Com aula inaugural marcada para esta segunda-feira (15), às 19h30, na Sala dos Conselhos, em Arapiraca, a turma carrega o título de ser a primeira do primeiro mestrado da instituição.

De acordo com o coordenador do ProDiC, Roberto Souza, a seleção contou com a participação de 84 candidatos provenientes dos estados de Alagoas, de Pernambuco e da Bahia. O processo, que teve a contribuição de avaliadores externos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), incluiu análise dos projetos; prova de conhecimentos específicos; prova de língua estrangeira; apresentação dos projetos de dissertação; e análise do Currículo Lattes.

Para o reitor da Uneal, Jairo Campos, o sucesso da seleção demonstra a qualidade dos servidores da universidade. “Esta foi a primeira vez que fizemos um processo seletivo de mestrado e tudo transcorreu de forma tranquila, graças ao empenho de toda a equipe envolvida. Não temos dúvidas de que nosso programa de pós-graduação será mais um marco da Uneal na educação superior do Estado”, avaliou Campos.

Os aprovados foram: Alexandre Antonio da Silva, Cristiano M. Pontes Pereira, Danilo Ferreira Ribeiro, Juliete dos Santos, Kátia Jeane Alves Mota, Luana R. dos Santos de Souza, Luís Cezar da Silva Santos, Maryny D. B. Alves Brandão, Nathália Pereira Silva e Thaysa M. Da S. Magalhães.

“O processo de seleção foi tranquilo e muito transparente, realizado sob a coordenação do professor Ailton Feitosa. Fomos rigorosos para escolher os melhores alunos porque como é o nosso primeiro mestrado, não podemos ter falhas. ‘A gente espera que na próxima seleção venham mais candidatos. Destacamos ainda a aprovação de discentes egressos da Uneal no mestrado. Isso dá credibilidade à instituição”, avaliou o vice-coordenador do ProDiC, Lidemberg Lopes.

O pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, Cristiano Cezar, acompanhou todo o processo. “Para a primeira seleção de mestrado nos 46 anos de Uneal, consideramos ter sido um grande êxito e uma significativa vitória da nossa Universidade”, celebrou.
Todos os documentos referentes à seleção podem ser conferidos no link http://www.uneal.edu.br/editais/edital-no-01-2016-2013-prodic-propep-uneal-curso-de-mestrado

Palestra

A aula inaugural, sob a organização da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da coordenação do Programa de Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura, terá a palestra do professor Douglas Apratto Tenório, que é Doutor Honoris Causa pela Uneal. A aula magna acontecerá nesta segunda-feira (15), às 19h30, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, em Arapiraca.

O mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Uneal foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no fim de 2015, com duas linhas de pesquisa: Território, Cultura e Saberes Locais e Território, Sociedade e Desenvolvimento. O mestrado conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

“Este mestrado é o primeiro da história da Uneal aprovado pela CAPES após algumas tentativas anteriores. Está cercado de muita expectativa por todos nós que fazemos esta instituição. Agradeço a todos aqueles que contribuíram para essa grande conquista”, frisou o reitor Jairo Campos.