Geral

Padre convoca ‘novos treinadores’ a acharem pokémons em igreja de SP

09/08/2016
Padre convoca ‘novos treinadores’ a acharem pokémons em igreja de SP
Padre compartilhou publicação da Igreja que é pároco (Foto: Reprodução/Facebook)

Padre compartilhou publicação da Igreja que é pároco (Foto: Reprodução/Facebook)

Um padre de Peruíbe, no litoral de São Paulo, resolveu entrar na brincadeira da nova febre mundial do momento, o Pokémon Go, e está convidando moradores da cidade para caçar os personagens na praça em frente Igreja Matriz da cidade. A iniciativa curiosa surgiu após a Missa do último domingo (7) e tem um propósito diferente.

A intenção do pároco da Igreja São João Batista, Marco Antônio Rossi, é usar o jogo para aproximar os jovens, adultos e a família de Deus. Ele lembra que recentemente, ao chegar na igreja para celebrar a Missa, encontrou a praça lotada de pessoas com o celular na mão e perguntou para um dos rapazes qual o motivo da grande concentração no local.

“Me explicaram que era um jogo e que a igreja, na praça, era um ‘campo de batalha pokémon’ (Ginásio para captura), por isso a molecada estava toda reunida. Aquela cena me chamou a atenção e eu precisava encontrar um jeito de evangelizar esse pessoal. Já que estão aqui tão próximos procurando pokémons, por que não procurar Jesus também?”, sugere o padre.

Marco Rossi lembra que ao final da Missa de domingo pediu sugestões criativas para evangelizar os “jovens jogadores” e foi rapidamente atendido. “Para minha surpresa, sete adolescentes que estava na Missa me procuraram na sacristia logo após a celebração e levaram sugestões que eles mesmos vão executar”.

O grupo pretende organizar encontros na praça com lanches e outras atrações. Depois, convidar os “jogadores” para conhecerem a igreja e rezarem junto também. Para chamar atenção sobre a iniciativa, a Paróquia já está fazendo uma campanha na página oficial do Facebook. O jogador que caçar ou participar de alguma batalha em frente ou na igreja deve marcar a hashtag “PokemonGoIgrejaMatriz”, que as imagens serão compartilhadas na página.

Apesar da brincadeira, Marco Rossi disse que ainda não testou o jogo. “Percebemos que esse jogo mudou o movimento da praça e de alguns locais da cidade. Até eu baixei o jogo, mas apenas para ver como era. Ainda não joguei, mas quero que tudo isso sirva para que nossa Paróquia se torne realmente um encontro de todos com a presença de Deus”, destaca.

Como funciona
“Pokémon Go” é um game gratuito de smartphones que usa realidade aumentada e GPS para levar os monstrinhos da Nintendo para o mundo real. A dinâmica é mais ou menos a mesma dos outros jogos da série: caçar, capturar e treinar todos os 151 pokémons.

Com a função GPS, os jogadores são avisados de quando estiverem próximos à localização de algum monstrinho. O app então processa uma imagem virtual dos pokémons sobre o sinal obtido via câmera fotográfica dos aparelhos.