Geral

Fapeal participa de ação nacional de pesquisas sobre o Zika

11/08/2016
Fapeal participa de ação nacional de pesquisas sobre o Zika
Evento aconteceu nesta terça (9), em auditório da Fiocruz, sediado na Universidade Federal de Pernambuco

Evento aconteceu nesta terça (9), em auditório da Fiocruz, sediado na Universidade Federal de Pernambuco. Foto: Naísia Xavier

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi uma das quatro Fapes presentes no evento do British Council, lançando chamada pública do programa Institucional Links Vírus Zika. O evento aconteceu nesta terça (9), em auditório da Fiocruz, sediado na Universidade Federal de Pernambuco.

O programa destina até 100 mil libras, por estado, em cofinanciamento para propostas que promovam a troca de conhecimentos científicos e acadêmicos entre pesquisadores brasileiros e britânicos, contribuindo para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos e programas de treinamento sobre o vírus Zika, buscando diminuir impactos sociais e na saúde.

O edital para Alagoas já se encontra disponível em www.fapeal.br, bem como um formulário a ser preenchido por pesquisadores em busca de colaboradores de pesquisa britânicos.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, explica que “a parceria entre as cinco fundações estaduais do Nordeste e do Distrito Federal, com o Conselho Britânico e a Fiocruz, tem um caráter inovador, por ser uma colaboração em rede”, comenta.

O diretor-presidente da Facepe (Pernambuco), Abraham Sicsu, observou que os editais anteriores se detiam à questão da epidemiologia e vacinas, enquanto que este se foca no tratamento e assistência às vitimas deste processo e novos métodos para abordagem da questão, explicando que o foco preferencial para as pesquisas deve ser a assistência a mulheres grávidas e crianças recém-nascidas, afetadas pela microcefalia ou por um conjunto mais complexo de condições, que vêm sendo descrito como “síndrome congênita do vírus Zika”, exprimindo as alterações visuais, neurológicas, motoras e articulares que também estão sendo identificadas nos bebês.

Financiamento – A fonte de recursos para as pesquisas é o Newton Fund (Fundo Newton), uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia em 15 países. Segundo o Cônsul-geral do Reino Unido em Recife, Graham Tindey, presente à ocasião, “o Brasil é o terceiro maior beneficiário global e continuará sendo um aliado estratégico do fundo até 2021”.

Cláudio Anjos, diretor de educação e sociedade do British Council no Brasil, afirma que “tem sido muito importante criar laços entre acadêmicos e institutos nos dois países e destaca uma atuação que considera as pessoas que estão, nesse momento, passando por esta dificuldade e lidando com essa população que precisa de assistência, além de repensar o papel do Estado brasileiro e das organizações sociais que prestam esse tipo de apoio”.

O público de 45 pessoas, além dos representantes das instituições mencionadas, incluiu pesquisadores e profissionais de saúde pública, que discutiram questões de atuação profissional e coleta de dados pertinentes ao tratamento e estudo do vírus Zika no Brasil, principalmente no Nordeste.