Geral

Deodoro recebe Festival de Teatro para Infância e Juventude de AL

09/08/2016
Deodoro recebe Festival de Teatro para Infância e Juventude de AL
Festival de Teatro para Infância e Juventude de AL tem início nesta quarta-feira (10). (Foto: Divulgação)

Festival de Teatro para Infância e Juventude de AL tem início nesta quarta-feira (10). (Foto: Divulgação)

Com o apoio do governo do Estado, por meio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Teatro Deodoro recebe o Festival de Teatro para a Infância e Juventude de Alagoas (Festijal). O evento, que começa nesta quarta-feira (10) e vai até domingo (14), é uma realização da Cia Nêga Fulô.

 

O Festijal busca concretizar um espaço de apresentação e discussão do fazer teatral para crianças, jovens e adolescentes em Alagoas, oferecendo uma oportunidade de entretenimento e conhecimento da produção teatral alagoana.

 

O festival será aberto nesta quarta-feira (11) com a peça Tchuplin: o Mistério para Salvar o Ponto Azul, com a Cia. Nêga Fulô, às 19h30, dentro da programação do Teatro Deodoro é o Maior Barato.

 

A peça se passa em um universo pitoresco em meio a um lixão, onde quatro crianças mergulham na fantasia para proteger a Terra da destruição.

 

‘Tchuplin’ tem direção geral e dramaturgia de René Guerra; texto original de Adriana Manolio e Paulo Deptuesqui; trilha sonora e produção musical de Wado; coprodução musical de Dinho Zampier e Pedro Ivo “Tup”; direção de arte e iluminação da Ideia Concreta Arte Design.

Outras atrações

No segundo dia, é a vez de ‘Cenas Clownssicas’ (11), às 19h30, com a Cia. Clowns de Quinta; ‘A Pequena Sereia’(12), às 19h30, com a Cia. Maria Carrascosa; ‘A Princesinha Mimada e o Dragão Malvado’ (13), às 17h, com a  Associação Teatral das Alagoas  (ATA), e ‘A Lenda da Cobra Grande’ (14), às 17h, com a Cia.  Nêga Fulô. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia). 

 

Em ‘Cenas Clownssicas’, os palhaços Bafo, Coxinha, Frela, Leko, Morfeu, Nores e Salsichinha interpretam cenas clássicas do circo de lona.

 

A direção artística é de David Oliveira e Nathaly Pereira e a direção do espetáculo fica por conta de Ivanildo Piccoli. Em cena, os atores Anderson Vieira; Alan Cardoso; David Oliveira; Elaine Lima; Nathaly Pereira; Rafael Balbino e Wanderlândia Melo.

 

A peça ‘Pequena Sereia’ é baseada no musical da Disney, adaptado por Alexandre Lima e dirigido por Igor Vasconcelos, e conta a história de Ariel, filha mais nova do rei dos mares, Tritão.

 

E a ‘Princesinha Mimada e o Dragão Malvado’ é uma história de conto de fadas contada em pouco mais de uma hora, através de música, coreografias  e interpretação teatral.

 

Já a ‘Lenda da Cobra Grande’, de Altimar Pimentel, alagoano radicado na Paraíba, é um texto premiado pela Funarte e inspirado na cultura tupi através da lenda “Como a Noite Apareceu”.

 

Reunindo cantos, comicidade e ação dramática, o espetáculo narra as peripécias do jovem índio Kuat, que sai em busca da noite para ofertá-la à sua amada Yaê.

Os ingressos para todos os espetáculos podem ser adquiridos por meio do site  www.diteal.al.gov.br, clicando em programação,  pelo aplicativo no mesmo endereço digital e na bilheteria do Teatro Deodoro. Mais informações pelo telefone 3315-5656.

SERVIÇO 

 

Festival de Teatro para a Infância e Juventude de Alagoa (Festijal)

 

Espetáculos: 

 

‘Tchuplin – O Mistério Para Salvar o Ponto Azul’

 

Data: quarta-feira (10)

Horário: 19h30

 

‘Cenas Clownssicas’

Data: quinta-feira (11)

Horário: às 19h30

 

A Pequena Sereia’

Data:  sexta-feira (12)

Horário:  19h30

 

 (13)

 

‘A Princesinha Mimada e o Dragão Malvado’

Data:  sábado (13)

Horário: às 17h

 

‘A Lenda da Cobra Grande’ (14),

Data: domingo (14)

Horário: 17h

 

Local: Teatro Deodoro

 

 

 

1-  ‘A Lenda da Cobra Grande’

2-    ‘A Princesinha Mimada e o Dragão Malvado’

3-    ‘A Pequena Sereia’