Cidades

Célia Rocha e prefeitos da região visitam obras do aterro sanitário do Agreste

19/08/2016
Célia Rocha e prefeitos da região visitam obras do aterro sanitário do Agreste
Reprodução/ Fábio Lopes

Reprodução/ Fábio Lopes

As obras do Centro de Tratamento de Resíduos do Agreste (CTR) estão em andamento e a todo vapor. Na manhã desta sexta-feira (19), a prefeita de Arapiraca Célia Rocha (PSL) e prefeitos da região visitam o local do futuro aterro sanitário, na Fazenda São Pedro, no Povoado Lagoa do Rancho, em Arapiraca.

O aterro sanitário está sendo construído para atender a mais de 30 municípios alagoanos. Eles fazem parte do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste). A primeira fase da obra tem investimentos de R$ 14 milhões. Serão nove etapas e na primeira fase terá capacidade para 108 mil m³ de resíduos, o que representa no primeiro ano de funcionamento o tratamento de 300 toneladas de resíduos sólidos.

Além de Célia Rocha (PSL) prefeita de Arapiraca, os prefeitos de Craíbas, Bruno Farias (PTB); de São Sebastião, Charles Pacheco (PP) e de Maribondo, Antônio Ferreira (PSC), ouviram as explicações do engenheiro civil, Marnes Gomes, sobre o funcionamento do aterro sanitário e como funcionará a triagem do material de resíduos sólidos.
Acompanharam os prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e outras pastas, além de assessores municipais.

celia rocha 1

Consórcio do Agreste

Satisfeita com o andamento das obras, a prefeita de Arapiraca Célia Rocha afirmou que vai deixar duas grandes obras de sua gestão para os arapiraquenses e a população agrestina. O aterro e o esgotamento sanitários de Arapiraca.

“Esse consórcio entre os municípios resultou na concretização de um aterro sanitário para receber os resíduos de toda a região, atendendo as necessidades da população e também as exigências ambientais, de acordo com a Lei 12.035/10 que regulariza o descarte de resíduos sólidos”, declarou Célia Rocha.

“Estamos todos satisfeitos com esta obra que até o final do ano já deverá receber os resíduos de todos os municípios da nossa região”, completou o prefeito de Craíbas, Bruno Farias.

O secretário de Meio Ambiente de Arapiraca, Ivens Barboza, destacou a importância de capacitações que serão realizadas a partir do mês de setembro com os gestores municipais, por meio do Conagreste.

“A capacitação servirá para que os municípios possam investir em educação ambiental e conscientizar a população sobre a importância da prática seletiva do lixo”, frisou Ivens Barboza.