Geral

Base Comunitária do Vergel completa cinco anos com atividades culturais

12/08/2016
Base Comunitária do Vergel completa cinco anos com atividades culturais
Projeto propõe o acesso e popularização da cultura, por meio de quatro oficinas nas comunidades do Osman Loureiro, Santa Maria, Selma Bandeira, Carminha, Vergel e Jacintinho. (Foto: Yasmin Assis)

Projeto propõe o acesso e popularização da cultura, por meio de quatro oficinas nas comunidades do Osman Loureiro, Santa Maria, Selma Bandeira, Carminha, Vergel e Jacintinho. (Foto: Yasmin Assis)

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, visitou, nesta sexta-feira (12), a Base Comunitária do Vergel para a comemoração do aniversário de cinco anos do projeto, realizado pela Polícia Militar e Governo de Alagoas.

Moradores de todas as idades da comunidade participaram das atividades no evento, como apresentação de bandas de fanfarra das escolas estaduais; aferição de pressão; demonstração de Muay Thai, do Núcleo Cultural Comunitário; apresentação da banda da PM, entre outros. 

A jovem Klécia Ribeiro, 22 anos, terminou seus estudos na Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo e ainda continua como baliza da Banda de Fanfarra. “Estou muito feliz em me apresentar no aniversário da base. Aqui me sinto muito mais segura depois das ações de prevenção realizadas pela Polícia Militar”, contou.

Além de apresentações artísticas e musicais, o grupo Gladiadores realizou uma demonstração de Muay Thai, esporte praticado no Núcleo Cultural Comunitário, que também oferece aulas de capoeira, bumba-meu-boi e outras atividades esportivas. 

A bibliotecária Mira Dantas apresentou a contação de histórias para as crianças e adolescentes, trazendo mais dança, música e cultura para a festa. Alunos das escolas das redondezas se aproximaram e participaram das cirandas e músicas.

“A promoção de atividades culturais é essencial para o desenvolvimento social e a prevenção da violência nas comunidades alagoanas. Participar dessa festa de 5 anos da Base Comunitária do Vergel e ver a Cultura presente é motivo de grande satisfação para a Secretaria de Cultura”, explicou a secretária Mellina Freitas. 

NA BASE DA CULTURA

O projeto propõe o acesso e popularização da cultura, por meio de quatro oficinas nas comunidades do Osman Loureiro, Santa Maria, Selma Bandeira, Carminha, Vergel e Jacintinho. A expectativa do programa Na base da cultura é atender centenas de crianças, jovens, homens e mulheres nos bairros contemplados.

Por intermédio das oficinas de teatro, dança, artesanato criativo e contação de história, o projeto visa o protagonismo social, fomento da cultura participativa, estímulo à leitura, construção de novos valores e solidariedade, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais.