Geral

Reinstalação do Windows e aviso para baixar antivírus.

28/07/2016
Reinstalação do Windows e aviso para baixar antivírus.
Restauração do PC no Windows 10. Ignore a mensagem sobre não poder usar o recurso e clique em "Introdução". (Foto: Reprodução)

Restauração do PC no Windows 10. Ignore a mensagem sobre não poder usar o recurso e clique em “Introdução”. (Foto: Reprodução)

>>> Como reinstalar o Windows 10 sem a ‘chave’ do sistema?
Fiz o procedimento de migrar do Win7-home (original – adquirido já instalado) para o Win-10-home, sem a instalação limpa, pois naquele momento não dispunha de tempo de um pós manutenção dos demais softwares instalados em meu notebook.

Recentemente verifiquei que o sistema está lento e gostaria de proceder a reinstalação do Win-10, mas não possuo o Key para o mesmo ou disco de instalação do Win-7.

Questiono como proceder?
Frank Rommel

 

Frank, você pode tentar usar o recurso de “Restaurar o PC”. Ele fica nas Configurações do sistema (perto do painel das atualizações). Uma das opções para restaurar o sistema é de remover todos os aplicativos. Não é exatamente a mesma coisa que uma instalação limpa do Windows, mas é parecido e demanda menos tempo. Veja se isso ajuda.

Se não ajudar, você pode usar a Ferramenta de Criação de Mídia da Microsoft (baixe aqui) para reinstalar o Windows do zero. Não haverá problemas de ativação, uma vez que o sistema já foi ativado no seu hardware.

Quem fez a atualização para o Windows 10 a partir de uma versão antiga do Windows não ganha uma “chave” (key) nova; o sistema é apenas ativado pelo hardware.

>>> Aviso para baixar antivírus
Duas vezes página da web aparece que meu celular está infectado e é pra mim baixar antivírus.

E eu baixei dois de acordo com o indicado.

Será que meu celular está contaminado.

Mas os meus aplicativo não detectam vírus. O que fazer?
Kelida Paymela Cobit

 

Se o seu celular não estava contaminado, agora, provavelmente, ele está.

Você jamais deve acreditar em avisos que dizem que seu computador ou celular está contaminado. Essas propagandas não são de boa-fé e muitas delas querem apenas fazer com que você instale programas ou aplicativos que você não precisa e, pior do que isso, em alguns casos eles são realmente maliciosos.

 

Essas propagandas podem aparecer normalmente na web, mas também, em alguns casos, por algum problema de rede.

A recomendação nesse caso é que você desinstale todos os aplicativos que você instalou. Se puder, a melhor saída a essa altura é realizar uma “restauração ao estado de fábrica” ou “redefinir dados de fábrica”. Você encontra essa opção nas configurações do telefone.

 

Veja na imagem ao lado um exemplo de “redefinir dados de fábrica”.

Muitas vezes, é possível encontrar no manual do aparelho uma orientação para realizar o chamado “reset”. Salve todos os dados do aparelho que puder (como as fotos) em um computador e realize o “hard reset” para redefinir todo o telefone.

 

Embora você tenha que restaurar e reinstalar outros aplicativos no telefone fazendo isso, as chances de remover qualquer vestígio dos aplicativos indesejados são maiores.