Geral

Sesau participa de evento da Semana Integrada do Meio Ambiente, Arte e Cultura

03/06/2016
Sesau participa de evento da Semana Integrada do Meio Ambiente, Arte e Cultura
Ação faz parte da Semana Integrada do Meio Ambiente, Arte e Cultura (Foto: Olival Santos)

Ação faz parte da Semana Integrada do Meio Ambiente, Arte e Cultura (Foto: Olival Santos)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou nesta sexta-feira (3) de um evento educativo na quadra poliesportiva do bairro do Pontal. A iniciativa faz parte da Semana Integrada do Meio Ambiente, Arte e Cultura organizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Na ocasião, a técnica da gerência de vigilância em saúde ambiental da Sesau, Elisabete Lessa, explicou que este ano, a semana do meio ambiente tem como tema Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. “Durante o evento técnicos da vigilância ambiental e do setor de endemias estarão distribuindo material informativo e tirando dúvidas da população sobre a prevenção e combate aos focos do mosquito aedes aegypti, além de realizar a distribuição de hipoclorito de sódio para a desinfecção da água potável”, explicou a técnica.

Entre as ações realizadas pela equipe estão a coleta de amostras de água do bairro para a realização da análise de sua segurança de consumo. O técnico em saneamento básico e ambiental Moab da Silva explicou que foram coletadas amostras de 10 lugares diferentes do bairro que serão encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen).

“A analise laboratorial vai observar se a agua da região está própria para consumo humano. Os técnicos da Sesau também estão realizando um trabalho de educação junto à comunidade sobre o armazenamento correto e cuidados com o consumo da água”, ressaltou o técnico.

O evento contou ainda com apresentações culturais dos alunos de escolas da região e oficina sobre pesca, artesanato e renda e com atividades lúdicas e esportivas para as crianças.

“Um momento como esse é essencial para aproximar a comunidade do trabalho dos técnicos. As pessoas que participaram desse momento vão atuar como multiplicadores do conhecimento e repassar o que aprenderam para colegas e familiares”, ressaltou o supervisor de endemias Paulo Protásio.

Já o aluno da escola Pio X do Trapiche, Vitor da Silva, elogiou o projeto e relatou que ficou impressionado com o que aprendeu no evento. “Pude ver as larvas do Aedes Aegypti e entender como ele se reproduz. Todos devem tomar cuidado para não deixar nenhum recipiente de água parada exposto, pois essa é uma responsabilidade de todos”, ensinou o jovem.